Navistar adota motores que virão ao Brasil nos caminhões Scania

Estradão

 

A Navistar está lançando uma nova plataforma de motores nos Estados Unidos. Trata-se da mesma tecnologia batizada de S13 e utilizada pela Scania na Europa. Isso porque as duas marcas, bem como a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), fazem parte do Grupo Traton. Assim, a estreia do sistema no Brasil deve ocorrer juntamente com a entrada em vigor do Proconve P8. A nova fase do programa de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, passa a valer no País em 2023.

 

Ou seja, como o sistema é modular, pode ser compartilhado pelas várias marcas. Da mesma forma, dá para fazer adequações de acordo com as necessidades de cada mercado. Segundo o CEO da Navistar, Mathias Carlbaum, trata-se do trem de força mais eficiente produzido pela empresa. De acordo com o executivo, essa plataforma é simples e tem fácil manutenção.

 

Da mesma forma, o consumo de combustível é bem menor que o de motores convencionais. Conforme o CEO da Navistar, em um caminhão pesado da Série LT com a tecnologia S13, a redução chega a 15%. Isso na comparação com o modelo da geração anterior, equipado com o motor International A26. “Trata-se de um marco importante rumo ao transporte com emissão zero”, diz Carlbaum.

 

Eficiência

 

Vale lembrar que, para alcançar esses bons números, o modelo deve ter pacote aerodinâmico. Esse tipo de item ajuda a reduzir a resistência da carroceria ao ar. Seja como for, o CEO da Navistar afirma que o sistema entrega bons níveis de resposta aos comandos do acelerador.

 

O S13 trabalha somente com o SCR. Ou seja, com adição de Arla 32. Segundo informações da Navistar, 100% dos gases de escape são enviados ao turbocompressor de geometria variável. Além disso, itens como buchas, anéis e rolamentos são novos. Portanto, garantem menos atrito, de acordo com a empresa. No mesmo sentido, o sistema de injeção é moderno e trabalha com até 1.800 bar de pressão.

 

Como resultado, os motores de 12,7 litros oferecem um amplo espectro de potência e torque. Em outras palavras, vão de 375 cv a 520 cv e de 173 mkgf a 255 mkgf, respectivamente. Toda essa força está disponível a partir das 900 rpm. O trem de força é formado pela transmissão automatizada T14. Ou seja a mesa caixa batizada pela Scania de G33 e oferecida nos caminhões da marca sueca no Brasil.

 

Navistar aposta na oferta de serviços

 

Essa transmissão tem duas marchas ré, bem como Overdrive. Segundo a International, o sistema também contribui com a redução do consumo de diesel. Aliás, nos modelos da marca norte-americana há ainda os modos de condução Performance e Performance+. Assim como assistência em manobras e auxílio de partida em rampa.

 

A Navistar também aposta na ampla oferta de serviços. Assim, oferece vários tipos de planos de manutenção. Bem como a plataforma eletrônica OnCommand, que vem de série. Com ela, é possível fazer atualizações no caminhão à distância, inclusive durante a operação. Ou seja, isso reduz as paradas na concessionária e melhora a disponibilidade do veículo.

 

Internacional LT com um novo visual

 

Além do novo trem de força, o International LT teve o desenho atualizado. Isso inclui a preocupação com a melhora da aerodinâmica. Assim, a cabine foi projetada de modo a reduzir os espaços para passagem de ar entre os tanques de diesel e de Arla 32. Nesse sentido, colaboram as saias vedadas.

 

O para-choque dianteiro e a grade do radiador têm acabamento cromado. Na cabine, há cama dobrável e colchão de 23 centímetros de espessura. No quesito segurança, há sistema de frenagem de emergência aprimorado. Assim como freio de estacionamento eletrônico ativado automaticamente. (Estradão)