Governo deve manter previsão de crescimento do PIB de 1,5% este ano

O Estado de S. Paulo

 

O governo deve manter a previsão de expansão do PIB em 2022 em 1,5%, segundo apurou o Estadão/broadcast. A avaliação é que o mercado está “convergindo” para este número, depois de ter feito projeções bem abaixo dos oficiais. No último relatório Focus, divulgado no início de maio, o mercado previa alta de 1%.

 

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, disse ontem que projeta expansão neste patamar. “Frente a uma projeção de crescimento zero para o PIB no começo do ano, acreditamos agora que as expectativas de mercado devam caminhar para 1,5%. Estamos ainda vivendo o efeito da reabertura da economia, com algum impacto da demanda reprimida, mas já tem segmentos em processo de declínio, como automóveis e produtos das linhas brancas e marrom.”

 

A nova projeção do governo deve ser anunciada hoje pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

 

Como mostrou o Estadão, a necessidade de bloqueio de recursos do Orçamento para bancar novas despesas (como aumento salarial a servidores federais e subsídio a financiamentos do próximo Plano Safra) já está perto de R$ 10 bilhões. Mas esse valor deve ficar ainda maior caso o presidente Jair Bolsonaro opte por conceder um reajuste diferenciado a carreiras da segurança pública federal. Essa possibilidade continua no radar do governo porque o presidente, que vai disputar a reeleição, quer cumprir o prometido com as três carreiras policiais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e agentes penitenciários).

 

Em março, no último relatório bimestral, o Ministério da Economia anunciou bloqueio de R$ 1,72 bilhão no Orçamento de 2022. O congelamento das despesas foi necessário para não ultrapassar o limite do teto, já que gastos obrigatórios estavam subestimados e também houve aumento de subsídios com o plano Safra por conta da alta de juros. (O Estado de S. Paulo/Francisco Carlos de Assís, Cícero Cotrim e Lorena Rodrigues)