Ford vende fábrica de Taubaté para construtora

O Estado de S. Paulo

 

A Ford anunciou ontem que assinou um compromisso de venda da fábrica de Taubaté (SP) para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário. O grupo é o mesmo que adquiriu as instalações da antiga unidade da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e está construindo no local um centro logístico.

 

A Ford não revelou os valores e nem quais são os planos da construtora para a área de Taubaté, onde eram produzidos motores. A fábrica dos automóveis Fiesta e caminhões do grupo localizada no ABC, fechada em 2019, foi vendida para a São José em 2020, por R$ 550 milhões. No ano seguinte, foi iniciada a construção de um centro logístico no local – um investimento total de R$ 1,2 bilhão, somado ao valor pago pela aquisição.

 

Agora operando só como importadora de veículos da marca, a Ford também colocou à venda as instalações da fábrica de Camaçari (BA) – onde eram produzidos os modelos Ka e EcoSport – e da Troller, em Horizonte (CE), que fazia jipes. O fim da operação local foi anunciado em janeiro de 2021. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)