Mercedes-Benz lança sistema autônomo nível 3 como opcional

AutoIndústria

 

A Mercedes-Benz sai na frente com a oferta do primeiro sistema de condução autônoma com certificação internacional SAE Nível 3. O Drive Pilot será comercializado a partir da próxima semana na Alemanha como opcional para os modelos Classe S e EQS.

 

“Com o lançamento do Drive Pilot (SAE Nivel 3), nos tornamos o primeiro fabricante de automóveis do mundo a oferecer tal sistema com uma certificação do gênero como uma opção de fábrica para veículos de produção em série”, informa comunicado da Mercedes-Benz divulgado nesta segunda-feira, 9.

 

O Drive Pilot é ideal para uso em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. Após ativado, ele controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa, levando em conta o perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito.

 

Segundo a fabricante alemã, o seu sistema de condução autônoma baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, como radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, além de sensores de ultrassom e umidade que fornecem dados valiosos.

 

A partir do seu uso na Alemanha, a empresa pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final deste ano, “desde que a situação legal permita a operação do sistema”. De acordo com SAE Nível 3, a operação em modo autônomo requer um projeto de sistema que deve permitir que qualquer eventual mau funcionamento seja gerenciado com segurança.

 

A Mercedes-Benz destaca, ainda, que um modelo equipado com Drive Pilot tem sua localização determinada por um sistema de posicionamento de alta precisão que é muito mais poderoso que os sistemas GPS convencionais. Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses equipamentos, que passou a ser permitido no início do ano passado.

 

Há vários anos a empresa já oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2), que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo. (AutoIndústria)