Anip prevê recuperação nas vendas de pneus em 2022

Frota & Cia

 

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) prevê recuperação do setor para 2022. As vendas totais de pneus em 2021 fecharam em alta de 9,6% quando comparado com o ano de 2020, mas apesar do crescimento, não alcançou os patamares pré-pandemia, ficando 4,5% abaixo na média, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

 

Há alguns pontos de atenção que podem alterar o resultado previsto. “A retomada se dará principalmente pelo volume de vendas para o segmento de veículos pesados, que deve ser puxado pela próxima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), e por uma melhora nas vendas no segmento de veículos leves no mercado de equipamentos originais.” analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

 

Para o mercado de veículos pesados, os números mostram um pico em 2022, com algo próximo as 2 milhões de unidades vendidas para montadoras em decorrência, principalmente, do Proconve, que em sua última fase ocorrida em 2011, chegou a bater 2,7 milhões de pneus vendidos. Nesse caso, a importância dos semicondutores e a programação das montadoras se tornam ainda mais preponderante para a consolidação da demanda calculada pela ANIP. Na reposição, 2022 também deve apresentar uma alta nas vendas, devendo ficar em 6,3 milhões de unidades. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)