No Peru, venda de veículos comerciais tem melhor desempenho dos últimos sete anos

Truck Bus Builder América do Sul

 

O segmento de caminhões do Peru encerrou o ano de 2021 com a venda de 15.680 unidades, com crescimento de 45,5% em relação a 2020 e de 27% em relação a 2019 e, com esses percentuais, comandou o nível de retomada das vendas de veículos comerciais do mercado do país. Segundo a AAP (Associação Automotiva do Peru), o resultado das vendas de caminhões e tractocaminhões foram as maiores nos últimos sete anos desde 2014.

 

O crescimento foi consequência da reativação de diversos setores da economia daquele, com destaque para o desempenho da construção civil, mineração, comércio e agronegócios entre outros que demandaram novos veículos par ao transporte de mercadorias e suprimentos em geral.

 

A venda de ônibus e de micro-ônibus encerrou o ano com 1.971 unidades vendidas, volume com queda de 7,7% e 54,2% em relação a 2020 e 2019, respectivamente. A AAP informou que o comportamento negativo de vendas deveu-se ao fato de os setores ligados aos transportes públicos, urbanos e municipais, as atividades de turismo e de lazer não tiveram recuperação na mesma velocidade que outros setores económicos.

 

A AAP considera que as restrições de capacidade e trânsito motivadas pela pandemia de covid-19 retraíram a demanda. Mas, os dirigentes da entidade que reúne as empresas automotivas consideraram importante salientar que o desempenho vem melhorando, o que permite admitir uma recuperação durante 2022.

 

Para a AAP, o desempenho registrado por quase todos os tipos de veículos ao longo de 2021 foi impulsionado pelo dinamismo da procura interna, a recuperação dos índices de emprego e rendimento, incrementado pelas concessionárias, que facilitaram o abastecimento e o acesso aos veículos. Adicionalmente, o mercado contou om outros incentivos, como a facilidade de financiamento para a aquisição de veículos. (Truck Bus Builder América do Sul)