Deere lança trator totalmente autônomo

Portal DBO/Agência Estado

 

A fabricante de máquinas agrícolas norte-americana Deere & Co. anunciou que desenvolveu um trator totalmente autônomo projetado para a agricultura em grande escala e que planeja vender a máquina ainda este ano.

 

O veículo é uma versão da máquina da série 8R existente da companhia, que tem 410 cavalos de potência.

 

Os usuários do 8R podem atualizá-lo com o sistema de direção autônomo. Apresentada na conferência de tecnologia CES 2022 em Las Vegas (EUA), o equipamento não é o primeiro veículo do tipo autônomo do mundo.

 

Tratores autônomos menores estão sendo usados em fazendas de culturas especiais. A Deere ainda não definiu o preço do veículo.

 

Inovação

 

A aplicação da tecnologia em veículos maiores está apenas começando e promete ter grandes avanços, de acordo com o gerente de pesquisa para agricultura mundial da International Data Corp (IDC), Aron Cory.

 

“A mudança dos convencionais para tratores autônomos será comparável à mudança de cavalos para o motor de combustão”, disse.

 

Os fabricantes de equipamentos agrícolas, incluindo várias startups, como Monarch Tractor e Carbon Autonomous Robotics Systems Inc., vêm trabalhando há anos em tratores sem condutor e outras máquinas autônomas para tarefas como plantio, colheita e remoção de ervas daninhas. (Portal DBO/Agência Estado)