Com “superônibus”, VWCO aumenta em 30% capacidade de transporte em relação a ônibus urbanos tradicionais

Diário do Transporte

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informou nesta terça-feira, 28 de setembro de 2021, que o superônibus lançado recentemente visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais.

 

O Volksbus 22.280 ODS pode transportar 22 toneladas, que equivale a cerca de 115 passageiros. Assim, na prática, a fabricante propõe reduzir o custo operacional aos empresários, quando o novo chassi é comparado com veículos maiores, como articulados.

 

O chamado “superônibus” pode receber carroceria de até 15 metros. Assim, a redução do custo operacional se deve ao fato de o veículo acabar consumindo menos combustível, além de ter custos reduzidos de manutenção.

 

Ainda segundo a fabricante, o “superônibus” é equipado com a suspensão pneumática e motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.

 

O chassi tem o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação, conforme detalhado pela VWCO. (Diário do Transporte/Jessica Marques)