Embraer fecha acordo para “carro voador” na Ásia

O Estado de S. Paulo

 

A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Ascent Flights Global, de locação de aeronaves, anunciaram ontem o aprofundamento de parceria para desenvolver um “ecossistema robusto” de mobilidade aérea urbana na região da Ásia-pacífico. A partir de 2026, a Eve fornecerá à Ascent até 100 mil horas de voo no veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (EVTOL), o “carro voador”. A Eve planeja colocar até 100 aeronaves para serem comercializadas pela plataforma da Ascent em suas rotas atuais e futuras.

 

A empresa de Cingapura, que atua como um aplicativo sob demanda, pagará pelo tempo de voo nas aeronaves da Eve ao mesmo tempo que vai operar em conjunto com outros parceiros na Ásia-pacífico e em outros mercados. A aeronave será utilizada em cidades como Bangcoc (Tailândia), Manila (Filipinas), Melbourne (Austrália), Tóquio (Japão) e também em Cingapura.

 

O acordo é parte da estratégia abrangente de mobilidade da Eve para se posicionar como líder na indústria. A implementação das aeronaves da Eve na rede da Ascent está sujeita à celebração de acordos finais entre as partes.

 

“A Ascent é uma das maiores empresas de mobilidade aérea urbana na Ásia-pacífico, e sua forte presença na região a torna a parceira ideal para as operações da Eve. A região possui uma enorme demanda por soluções inovadoras de transporte, que pode ser atendida com nossa aeronave de baixa emissão. Esse é o caminho certo para um crescimento sustentável”, disse o presidente e CEO da Eve, Andre Stein, em nota.

 

“A tecnologia inovadora de Eve, combinada com sua experiência em manufatura e serviços de cobertura global por meio da Embraer, nos dá a certeza de que teremos uma solução adequada aos complexos requisitos da região”, disse o fundador e presidente da Ascent, Lionel Sinai-sinelnikoff.

 

Em comunicado, a fabricante brasileira destaca que a Eve apresenta “proposta de valor única”, apoiada em mais de 50 anos de experiência da Embraer na fabricação de aeronaves e na expertise em certificação. De acordo com a companhia, o veículo aéreo de zero emissões e baixo ruído, com design simples e intuitivo, continua a atingir marcos relevantes de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia, em julho de 2020, e o modelo em escala em outubro de 2020.

 

Além disso, o projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano da Eve atingiu uma nova marca em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, Civil Aviation Authority na sigla em inglês), para o desenvolvimento das condições necessárias para voos UAM com alto potencial de expansão.

 

Resultado

 

O anúncio veio depois da divulgação do resultado da Embraer para o segundo trimestre. A companhia reportou lucro líquido ajustado de R$ 212,8 milhões entre abril e junho, revertendo prejuízo líquido de R$ 1 bilhão no mesmo período do ano passado. Foi o primeiro lucro líquido ajustado trimestral desde o primeiro trimestre de 2018.

 

Em entrevista ao Estadão, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a fabricante conseguiu “fazer a virada” após uma série de reveses, desde a pandemia de covid-19 até o cancelamento da fusão com a Boeing na área de jatos comerciais, caso que virou uma disputa entre a empresa brasileira e a americana. (O Estado de S. Paulo/Juliana Estigarríbia)