Volvo adquire fábrica de caminhões na China

Blog do Caminhoneiro

 

A Volvo Trucks anunciou hoje a compra da JMC Heavy Duty Vehicle, uma subsidiária da Jiangling Motors, que produz veículos comerciais na região de Taiyuan, província de Shanxi, China, por um valor de cerca de R$ 670 milhões. O objetivo da montadora sueca é iniciar a produção dos modelos FH, FM e FMX na China no final de 2022.

 

A Volvo Trucks já atua no mercado chinês desde 1934, com modelos importados. Durante os últimos dois anos, o forte crescimento dos serviços de logística, incluindo o e-commerce, levou a um aumento nas vendas de caminhões Volvo no país. Em 2020, mais de 4.500 caminhões pesados ??da Volvo foram importados e entregues a clientes na China. A aquisição da JMX garante a expansão das operações comerciais da Volvo na China, o maior mercado de veículos comerciais do mundo.

 

“Estamos empenhados em moldar o futuro de soluções de transporte sustentáveis. Com nossa presença de longa data na China, estamos aumentando nossas vendas e expandindo nossa forte rede de pontos de venda e serviço junto com nossos parceiros. Nos últimos anos, vimos um rápido desenvolvimento dos mercados de logística e uma demanda crescente por nossos caminhões e serviços premium. Para atender à demanda dos operadores de transporte chineses, é o momento certo para estabelecermos uma cadeia de valor na região com nossa própria fabricação de caminhões pesados na China”, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

 

As operações da Volvo na fábrica da JMC, em Taiyuan, incluirão a fabricação completa dos veículos, com estampagem, soldagem, fabricação de cabines, pintura e montagem final de caminhões. De acordo com a Volvo, em alguns anos, a linha de produção dessa fábrica terá capacidade para produção de 15 mil caminhões por ano, com potencial para ampliação da capacidade no futuro.

 

A negociação entre as empresas ainda precisa de aprovação dos acionistas e de entidades de regulamentação. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)