BMW libera conexão com Alexa no Brasil; saiba como atualizar

iCarros

 

Em busca de aumentar a inovação e a conectividade da marca no Brasil, os carros da BMW receberam uma atualização de software remota que habilita a assistente pessoal Alexa, da Amazon, a bordo.

 

Até o momento, a montadora alemã deixou o recurso disponível para liberação (opcional) em 16 modelos produzidos a partir de janeiro de 2019.

 

Essa novidade trará a possibilidade de o condutor ter acesso a diversos serviços via comando de voz do aplicativo e controlar os dispositivos conectados.

 

Segundo a BMW, o upgrade está disponível apenas para modelos com os sistemas operacionais 5 e 6: X2 sDrive20i, X2 sDrive18i, X6 xDrive35i, M140i, 120i, 320i, 430i, M4, X6 M, M2 Competition, M5, X3 M, X4 M, X3 xDrive20i, X4 xDrive30i e 530e.

 

Como atualizar seu BMW com a Amazon Alexa

 

Inicie a central multimídia de seu veículo, entre na área ConnectedDrive, localizada dentro do Menu do painel de multimídia, pressionando a tecla “Option” do iDrive e “Atualizar os Serviços”.

 

Feito isso, é necessário acessar o app “My BMW” para conectar a conta do cliente Amazon com a conta do proprietário do BMW.  Com isso, será possível ativar a utilização da assistente no veículo.

 

Após este processo, basta pressionar o botão de comando de voz no volante e iniciar a requisição com a palavra de ativação “Alexa” e solicitar o que deseja à assistente.

 

O serviço da Amazon pode ser usado para acionar apps, notícias, informações, comandar dispositivos de casa à distância e muito mais.

 

Não foi divulgado, no entanto, se a atualização inclui comandos relacionados a recursos vindos de fábrica nos carros.

 

Assistentes virtuais em outras marcas

 

Outras marcas também devem aderir à Alexa, conforme os assistentes virtuais forem se popularizando.

 

Na verdade, a maioria dos modelos vendidos no mundo já conta com um sistema de assistente virtual, mas estes funcionam através do próprio smartphone do condutor.

 

Dois exemplos são a Siri, que pode ser utilizada através do Apple Carplay, e o sistema disponibilizado pelo Google no Android.

 

No mercado brasileiro, ainda temos diversos modelos de multimídia e cada um tem sua vantagem. As montadoras que têm centrais multimídias e versões de sistema próprio tendem a proporcionar uma interação com o veículo mais completa.

 

As gigantes Volkswagen e Chevrolet, por exemplo, contam com sistemas de multimídia próprios que fazem com que os ocupantes dos carros tenham conforto extra.

 

A Chevrolet renovou o Mylink e agora os modelos da marca podem espelhar o Android Auto e o Apple Carplay sem fio.

 

No sistema disponibilizado pela marca gravatinha, você pode fazer perguntas, pedir ajuda ou até pedir para uma atendente remota executar algumas funções e pedidos pré-definidos.

 

Esse serviço é chamado de Onstar e está presente na maioria dos modelos atuais da marca.

 

Já na Volkswagen, modelos mais recentes como o Nivus trazem uma das melhores centrais multimídia do mercado, a VW Play. O sistema também conta com Apple Carplay e Android Auto, o que facilita a conexão com o smartphone do condutor e passageiros. (iCarros)