Produção manufatureira dos EUA acelera em julho com automóveis

Isto É Dinheiro/Reuters

 

A produção nas fábricas dos Estados Unidos disparou em julho, impulsionada por uma aceleração na produção de veículos, conforme as montadoras reduziam ou cancelavam os fechamentos anuais de reequipamento para contornar a escassez mundial de semicondutores.

 

A produção manufatureira norte-americana saltou 1,4% no mês passado, após cair 0,3% em junho, informou o Federal Reserve nesta terça-feira.

 

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção manufatureira subiria 0,6%.

 

No mês passado, a produção das montadoras avançou 11,2%. A escassez de semicondutores forçou as montadoras a ajustar seus cronogramas de produção. O Fed observou que “vários fabricantes de veículos reduziram ou cancelaram seus fechamentos típicos de julho”, quando reequipam suas fábricas.

 

Apesar da alta, a produção de peças e veículos em julho ficou cerca de 3,5% abaixo do pico recente, atingido em janeiro de 2021, disse o Fed.

 

Excluindo automóveis, a produção manufatureira aumentou 0,7% em julho. A manufatura como um todo estava 0,8% acima do patamar pré-pandemia em julho.

 

A manufatura, que responde por 11,9% da economia dos EUA, vem sendo sustentada pela forte demanda interna. Mas isso está sobrecarregando a cadeia de suprimentos, deixando os fabricantes com dificuldades para conseguir matérias-primas e mão de obra.

 

A situação pode ser agravada pelo ressurgimento de infecções por Covid-19, impulsionado pela variante Delta do coronavírus.

 

O aumento na produção manufatureira e um avanço de 1,2% na mineração impulsionaram a produção industrial em 0,9% no mês passado. A produção industrial cresceu 0,2% em junho. A mineração foi estimulada pela alta nos preços do petróleo, que estão sustentando a atividade de perfuração. Serviços públicos recuaram 2,1%. (Isto É Dinheiro/Reuters/Lucia Mutinaki)