Carro-forte Mercedes-Benz recebe o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo a energia solar

Coisas de Agora

 

Empresa do setor automobilístico brasileiro que mais inova com startups, a Mercedes-Benz é destaque em mais um projeto inovador. Um chassi 915 E, modelo vocacionado para carros-fortes, foi utilizado pelo Grupo Preserve, tradicional cliente do setor de transporte de valores e segurança de Olinda, Pernambuco, para desenvolver e testar uma solução inédita no mercado nacional: o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo com energia solar fotovoltaica.

 

Essa tecnologia inovadora, que se destaca especialmente pelos ganhos de sustentabilidade ambiental, foi desenvolvida pela empresa Innovaklim, sendo aplicada inicialmente em um carro-forte, com potencial para outros tipos de veículos.

 

O ar-condicionado automotivo 100% elétrico alimentado por energia solar fotovoltaica baseia-se numa fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, não emitindo poluentes.

 

Mercedes-Benz é tradicional fornecedor de veículos para carro-forte

 

O mais completo portfólio de veículos comerciais do País, da Mercedes-Benz, inclui o chassi 915 E, modelo vocacionado para receber carroçarias de carro-forte de diversas empresas especializadas do setor.

 

“O nosso 915 E para carro-forte é reconhecido no especializado setor de transporte de valores e segurança pela força, robustez e resistência”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já há muitos anos isso nos posiciona como um dos mais tradicionais fornecedores de veículos para empresas do segmento. O Grupo Preserve é um cliente de longa data. São mais de 40 anos de relacionamento. Estamos muito satisfeitos de fazer parte desse projeto, que também envolve a Innovaklim, startup que desenvolve e implementa soluções ecológicas que visam reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados”.

 

Projeto reduz as emissões de carbono

 

O Grupo Preserve tem entre seus objetivos estratégicos a busca de novas soluções ecológicas que apoiam um planeta mais sustentável. Indo nesta direção, a Innovaklim é a única com a tecnologia para fornecimento do equipamento desenvolvido para as condições severas de uso em carros-fortes e veículos pesados, tendo realizado P&D da tecnologia por dois anos até chegar na atual versão.

 

Entre as principais vantagens da nova tecnologia destaca-se a redução das emissões de carbono que giram em torno de 7% a 19%. Além disso, o ar-condicionado elétrico economiza mais de 80% de combustível se comparado com o consumo do ar-condicionado mecânico.

 

O ar-condicionado 100% elétrico é ligado diretamente à bateria do veículo e aproveita a geração de energia proveniente de sistema fotovoltaico de produção de energia e do alternador do próprio veículo. A promissora tecnologia utiliza o gás refrigerante 410a que é considerado um dos mais ecológicos do mundo e não degrada a camada de ozônio por não possuir derivados de cloro em sua composição.

 

Pensando também no aumento do conforto dos motoristas, o equipamento é o mais silencioso existente, já que não aumenta os decibéis dentro do veículo, além daqueles produzidos pelo motor.

 

“Essa solução em parceria está totalmente sintonizada com o nosso compromisso com o ecossistema do transporte responsável, trazendo ganhos de sustentabilidade, como também de eficiência e redução de custos operacionais para o cliente”, diz Roberto Leoncini.

 

Innovaklim

 

Desde 2019, a empresa 100% brasileira que tem sede em Indaial/SC e filiais em Florianópolis/SC e Campinas/SP, desenvolve e implementa soluções ecológicas para reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados. Mais informações estão disponíveis em http://www.innovaklim.com.br. (Coisas de Agora)