Dirigir sem máscara aumenta riscos de contaminação

O Estado de S. Paulo

 

Enquanto ainda não existe vacina para o novo coronavírus, a prevenção segue sendo a principal forma de evitar a disseminação da doença. Em ambientes fechados e espaços reduzidos, como o interior de automóveis, o risco de contaminação é grande. Por essa razão, o uso de proteção individual é importante, especialmente se o veículo for compartilhado.

 

Taxistas e motoristas de aplicativos, por exemplo, sofrem maior possibilidade de contágio da doença que trabalhadores da saúde, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

 

O coronavírus é transmitido por meio de gotículas expelidas por tosses, espirros, fala e respiração. O risco existe mesmo que não sejam apresentados sintomas da doença, uma vez que grande parte dos infectados é assintomática, de acordo com cientistas.

 

Alguns estudos apontam que o Sars-cov-2 pode ficar suspenso no ar por até meia hora. Dessa forma, em um espaço fechado e sem equipamento de proteção, a possibilidade de o micro-organismo entrar em contato com boca, nariz e olhos aumenta substancialmente. Dirigir sem máscara, portanto, mesmo que o motorista esteja sozinho no carro, eleva as possibilidades de contrair a covid-19. Mesmo sozinhos no carro, é interessante que os motoristas utilizem máscara. É recomendado, ainda, o uso de óculos protetores, para evitar o contato do vírus com os olhos. Já o ar-condicionado deve ser evitado; então, para propiciar maior renovação do ar e diminuir as chances de contaminação, é ideal manter as janelas bem abertas. As superfícies de contato também devem ser constantemente higienizadas. Existem tecnologias disponíveis no mercado para desinfecção de veículos com a capacidade de proteger o espaço interior contra o vírus por até três dias.

 

Aplicativos adotaram procedimentos para impossibilitar o acesso às plataformas por motoristas sem o devido equipamento de proteção. No caso de automóveis particulares, esse controle deve ser feito pelo proprietário.

 

No Estado de São Paulo, o motorista flagrado sem máscara pode receber multa de R$ 150 em táxis e veículos de aplicativos. Nos demais carros, o uso de máscara não é obrigatório. A adoção dessas medidas reduz drasticamente a possibilidade de contaminação pelo Sars-cov-2, tornando o deslocamento mais seguro para todos. (O Estado de S. Paulo)