Transportadoras mostram otimismo no setor pós-pandemia

Frota & Cia

 

Dessa forma, o grupo mais representativo entre as transportadoras entrevistadas espera uma situação igual (37,5%) ou melhor (37,0%) do que a atual.

 

Na 5ª Rodada da Pesquisa da CNT (Confederação Nacional de Transporte) sobre os impactos do Covid-19 no setor, as empresas acusaram em sua maioridade uma situação atual ruim. De acordo com o estudo, 48,1% das transportadoras classificam sua atual situação como ruim, enquanto apenas 14,9% acham que a situação é boa. No meio termo, 33,9% das transportadoras perguntadas acham a situação satisfatória. Apenas 3,1% não sabem ou não opinaram nesse quesito.

 

Apesar dos números atuais ruins, as empresas vislumbram um cenário positivo próximo. Dessa forma, o grupo mais representativo entre as transportadoras entrevistadas espera uma situação igual (37,5%) ou melhor (37,0%) do que a atual. Com isso, quase 20% ainda esperam que a sua situação piore em seis meses.

 

O grau de confiança das transportadoras em relação ao desempenho da economia pode ser captado a partir da percepção das empresas sobre a situação atual da atividade econômica, juntamente com suas perspectivas para o desempenho futuro. Para tanto, a CNT desenvolveu um índice, que denota um viés otimista quando fica acima de 100%; neutralidade, se equivalente a 100%; e um viés pessimista quando fica abaixo de 100%.

 

A parte que capta a percepção do setor em relação às suas condições atuais ficou bem abaixo de 100 (65,7%) e, portanto, tem um viés pessimista. No entanto, há otimismo quanto ao desempenho no futuro próximo, uma vez que essas expectativas ficaram acima de 100 (118,9%). (Frota & Cia/André Garcia)