Mack voltará ao segmento de caminhões médios nos EUA

Estradão

 

Em setembro, a Mack Trucks dará início a produção da Série MD de caminhões médios. A nova linha será feita na fábrica de Roanoke Valley, em Virgínia, nos Estados Unidos. Para produzir os novos modelos, a empresa investiu US$ 13 milhões (cerca de R$ 73 milhões na conversão direta). O plano de investimento foi anunciado pela companhia no início de 2020.

 

Com a nova gama, a Mack voltará a oferecer caminhões médios nos EUA após um hiato de 17 anos. Durante esse período a Mack Trucks focou atuação no segmentos de pesados, off-road e rodoviários. Com a nova gama, a empresa pretende ampliar sua participação de mercado.

 

Os novos veículos herdaram soluções vindas do rodoviário Anthem. Com isso, de acordo com informações da marca, serão bastante competitivos nas Classes 6 e 7. Essa é a classificação norte-americana para caminhões médios com peso bruto total (PBT) de 19 a 33 toneladas. No Brasil, isso equivale à linha de caminhões semi-pesados.

 

A Mack produzirá a versão MD7 da Classe 7, com PBT 26 a 33 toneladas. Haverá opções com capacidade de carga útil entre 11,7 e 14,9 t. A versão MD6, por sua vez, atende as especificações da Classe 6. O PBT vai de 19,5 a 26 t e a carga útil poderá variar de 8,8 a 11,7 t, de acordo com o modelo.

 

A gama MD contará também com um modelo equipado com pneus de perfil baixo de 22,5 polegadas (255/70R 22,5) e menor altura do solo. Essa configuração será destinada a operações urbanas. Entre os potenciais compradores estão empresas de coleta de resíduos, por exemplo.

 

Todas as versões da linha MD terão tração 4×2. De série, os modelos virão com soluções como freios a ar e suspensão pneumática. A distância entre os eixos variam de 3.810 mm a 6.858 mm.

 

A linha terá motor Cummins B 6.7 de seis-cilindros em linha. No caso do MD6, serão oferecidas duas opções de potência: 200 e 260 cv. Para o MD7, as configurações serão de 200 e 300 cv. A transmissão conta com caixa Allison Série MD automatizada. A Mack oferecerá transmissão automática na lista de opcionais.

 

Por dentro da Série MD

 

A nova gama de modelos médios da Mack herdou conceitos e componentes da linha rodoviária Anthem. É o caso do desenho da cabine, do acabamento e de alguns equipamentos, por exemplo. Entre os destaques, os MD vêm com air bag, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado e travas das partas com acionamento elétrico.

 

Mack investe no segmento de médios

 

Os novos caminhões atenderão aplicações como carga seca, refrigeradas, plataformas, basculantes e caminhão-tanque. Todos esses caminhões operam na coleta e entrega de produtos e viagens rodoviárias de curta distância, além de operações em centros urbanos.

 

A Mack está de olho no crescimento das vendas do segmento, que está em expansão nos Estados Unidos. Por ano, são emplacados cerca de 100 mil caminhões médios no país. Com a nova linha MD, a empresa quer abocanhar uma fatia desse mercado.

 

Os segmentos carga seca, frigorífico, coleta de lixo e tanque representam em torno de 75% das vendas de caminhões das Classes 6 e 7. Considerando a soma dos dois segmentos, a Classe 6 responde por 65% dos emplacamentos.

 

Com a crise provocada pelo avanço do novo coronavírus, o mercado de caminhões pesados (Classe 8), sofreu uma forte retração nas vendas. Como a Mack Trucks atuava apenas nessa categoria, o impacto na companhia foi ainda maior.

 

Esse foi um dos motivos que levou a empresa a voltar a apostar nos médios. Assim como no segmento de leves, as vendas ficaram estáveis e, inclusive, apresentam tendência de alta. “O mercado de caminhões médios é forte nos Estados Unidos. E faz todo o sentido para a Mack fornecer uma linha completa”, diz o vice-presidente sênior de vendas e marketing da empresa, Jonathan Randall.

 

História dos caminhões de médio porte da Mack

 

A participação da Mack Trucks no segmento de caminhões médios não é nova. A empresa começou a oferecer opções no segmento em 1979, com o Mid-Liner da Classe 6. O modelo foi produzido até 2001, quando foi substituído pelo Freedom.

 

Essa linha foi projetada pela Renault Trucks. A empresa de origem francesa faz parte do grupo Volvo, que também é dono da Mack Trucks. A companhia sueca comprou a Mack e a Renault em 2001. Dois anos depois, a marca norte-americana deixou de produzir a linha Freedom e abandonou o segmento de médios. (Estradão)