Estados Unidos pode barrar importação de implementos chineses

Blog do Caminhoneiro

 

Por serem baratos demais, os implementos para transporte de contêineres importados da China para os Estados Unidos podem ser barrados. Isso porque o Departamento de Comércio dos EUA disse que pode estar havendo um movimento chinês para vender os produtos com preços abaixo do praticado no mercado norte-americano, o famoso dumping.

 

De acordo com um relatório preliminar do órgão norte-americano, o governo chinês pode estar oferecendo subsídios demais para as fabricantes chinesas que vendem nos Estados Unidos, como forma de ampliar de forma artificial sua participação no mercado.

 

O relatório diz ainda que os fabricantes de implementos podem estar recebendo do governo chinês cerca de 30 tipos de subsídios diferentes para atuarem em solo americano. Se tratam de reduções de impostos, subsídios financeiros e empréstimos tomados diretamente com o governo.

 

Se a investigação for para frente, pode barrar a importação de implementos chineses, além de cobrar centenas de milhões de dólares em compensação por direitos antidumping dos fabricantes chineses.

 

O governo americano estima que foram comprados cerca de US$ 250 milhões em chassis e componentes para implementos em 2018 da China, e em 2019 foram US$ 460 milhões.

 

O motivo da investigação se dá principalmente pela ameaça chinesa contra os fabricantes de implementos instalados nos Estados Unidos, que não obtêm os mesmos incentivos fiscais e podem perder mercado para os chineses, ocasionando demissões e quebra de empresas nos Estados Unidos. (Blog do Caminhoneiro /Rafael Brusque)