Ford usa “cães robôs” da Boston Dynamics para escanear fábricas

Mundo Conectado

  

A Ford anunciou que está usando dois cães robôs em um programa piloto de manufatura nos Estados Unidos para preparar suas fábricas para a introdução de novos produtos. Os cachorros mecânicos são, na verdade, criações da Boston Dynamics e até têm nomes: Fluffy e Spot. O objetivo é usá-los para escanear as fábricas e economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência desse trabalho.

 

Os robôs pesam cerca de 30 kg e podem fazer alguns truques de cães normais como sentar, dar a pata e rolar. Mas para suas missões nas fábricas, eles precisam de outras habilidades como subir rampas, degraus e digitalizar o ambiente com câmeras de 360 graus. Ambas as máquinas são alugadas da Boston Dynamics e estão sendo usados na fábrica de transmissões Van Dyke, em Michigan.

 

Fluffy e Spot são equipados com cinco câmeras e podem andar a até 5 km/h com uma bateria com cerca de duas horas de duração, escaneando o chão de fábrica para auxiliar os engenheiros a atualizar a planta. O “emprego” dos dois cães robôs consiste em fazer uma leitura de todos os lugares da fábrica para detectar reformar e alterações que não foram documentadas.

 

“Costumávamos andar pelas instalações com um tripé, parando em locais diferentes e esperando cinco minutos para o laser digitalizar. A varredura de uma planta pode levar duas semanas. Com o Fluffy, leva a metade do tempo”, Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford

 

A maneira tradicional de mapear a fábrica e digitalizá-la custava quase US$ 300.000, de acordo com a Ford. Caso o teste com os cães robôs funcionar, a equipe de manufatura da Ford poderá escanear todas as fábricas por muito menos. O plano é que com o tempo os robôs sejam operados remotamente, programando-os para missões na fábrica e recebendo relatórios imediatamente de qualquer lugar.

 

Por enquanto, eles são programados para seguir um caminho específico e operados a até 50 metros de distância. Fluffy e Spot possuem agilidade e cada um deles é perfeito para um tipo de tarefa e local. Eles são comandados por um controle parecido com os de videogame, com visão remota da câmera. Se ocorrer algum problema, uma função de parada segura impede que eles colidam com qualquer coisa. (Mundo Conectado/Mariela Cancelier)