Renault pode perder incentivos fiscais se não rever demissões, dizem deputados

Bem Paraná

 

Deputados estaduais afirmaram na sessão de ontem da Assembleia Legislativa que a Renault pode perder os incentivos fiscais que recebeu do Estado caso não reveja a demissão de 747 trabalhadores da montadora em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Primeiro-secretário da Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli recebeu o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Nelson Silva de Souza, o Nélsão, e pediu punição rigorosa à montadora, por descumprimento da lei 15.426/2007, que apresenta uma série de condições às empresas que recebem incentivos fiscais devem cumprir.

 

Uma das medidas, segundo o deputado, determina às “empresas que receberem incentivos fiscais de qualquer natureza para implantação ou expansão de atividades no Paraná” – o caso da Renault – deverão promover a “manutenção de nível de emprego e vedação de dispensa. “A lei 15.426/2007 garante o emprego aos trabalhadores às empresas que recebem benefícios fiscais do Estado. A Renault foi muito bem vinda e recebe uma política de incentivo. Ou seja, o Paraná deixa de arrecadar imposto. A Renault não tem justificativa para as demissões”, disse Romanelli.

 

Ainda pela manhã, o deputado conversou com o governador Ratinho Junior (PSD) e disse que a lei será aplicada com rigor, caso a montadora mantenha a decisão de demitir funcionários. “Se a Renault quer demitir seus empregados, ela tem de abrir mão dos incentivos fiscais que recebe. Porque esse dinheiro é do povo do Paraná, e a contrapartida é a manutenção dos empregos”, defende. “A Renault é muito bem vinda, queremos a Renault, mas queremos emprego para os paranaenses”, afirma. (Bem Paraná)