Fiat muda logotipo, slogan e quer virar uma marca pop

Auto Esporte

 

De acordo com a montadora, a marca agora será mais conectada, informal, leve, democrática, inclusiva e próxima ao consumidor.

 

“Nós levamos a marca Fiat para a terapia, para o divã”, afirmou Herlander Zola, diretor de Brand da montadora. Com isso, o slogan passa a ser “A PAIXÃO MOVE”.

 

O novo logotipo já está na nova Strada e também estará presente nos próximos lançamentos da empresa. Ele substitui aquele escudo bordo criado em 2006. A Fiat diz que a mudança alcançará três pilares: produtos, experiência do consumidor e comunicação.

 

A ideia de repaginar a percepção do público não é nova: isso ocorre de tempos em tempos – em todas as empresas, de todos os setores.

 

Recentemente, a Volkswagen também modificou seu logotipo, pouco depois de abandonar o Das Auto, cujo presidente da filial brasileira, à época, fez seu mea culpa: “Era uma declaração arrogante, sim”, assumiu David Powels.

 

Outra que atualizou a logomarca foi a BMW, com o intuito de ressaltar o empenho da empresa em sua nova fase de eletrificação e conectividade.

 

O que muda para o cliente?

 

A Fiat revelou que as mudanças chegarão aos novos produtos e serviços: a empresa lançará em breve novos motores turbo, novo câmbio automático CVT, novos SUVs e o novo 500 elétrico, que chegará ao Brasil em breve.

 

Outro logotipo que voltou a ser usado pela montadora é o Fiat Flag, ícone que foi resgatado e repaginado. As quatro barras representam as quatro letras do nome da montadora e remetem à cor da bandeira italiana.

 

O processo de reposicionamento da marca, que comemora 44 anos no Brasil, demorou dez meses para ser concluído. O novo slogan é parecido com o antigo: Fiat. A paixão move.

 

“Nós somos meio italianos e meio brasileiros. Então nós temos a paixão em comum”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA Fiat Chrysler América Latina.

 

A FCA Fiat Chrysler também se prepara para uma nova movimentação inédita no setor: a fusão com o grupo francês PSA, dona das marcas Peugeot e Citroën.

 

Lojas

 

As concessionárias também vão mudar e os espaços serão redesenhados. A fachada será diferente e terá o novo logotipo da marca em um totem vermelho. Os pontos de venda ganharão um novo café e espaço kids.

 

História

 

A Fiat já passou por diversas atualizações no emblema, como ocorre com 100% dos fabricantes. A última alteração durou pouco tempo. Promovida em 2006, estreou com o hatch Bravo. Mudava o fundo azul por um tom vinho, e modernização da tipografia. (Auto Esporte/Michelle Ferreira)