Elon Musk quer pisar no acelerador após Tesla abrir caminho para S&P

Portal Suno Notícias

 

A Tesla reportou na última quarta-feira (22) ganhos pelo quarto trimestre consecutivo, porém, para o seu CEO Elon Musk, a montadora mais valiosa do mundo não está crescendo rápido o bastante.

 

A fabricante de carros elétricos registrou um lucro trimestral de US$ 104 milhões (cerca de R$ 531,44 milhões), superando a expectativa dos analistas. O resultado ainda abriu espaço para que a empresa de Elon Musk seja incluída no S&P 500, o índice das 500 maiores empresas do mercado norte-americano.

 

Apesar disso, o CEO da Tesla não está disposto a tirar o pé do acelerador e anunciou que a companhia construirá outra fábrica no Texas, além de dar continuidade ao corte de custos de seus modelos.

 

“O que mais me incomoda é que nossos carros não são acessíveis o suficiente e precisamos consertar isso”, afirmou Musk, em teleconferência com analistas. “Queremos ser um pouco rentáveis, maximizar o crescimento e tornar os carros mais acessíveis o quanto for possível. É isso que queremos alcançar.”

 

Os resultados obtidos pela Tesla refletem os esforços não convencionais de Musk para sustentar os lucros me meio à pandemia do novo coronavírus, que deve pesar mais sobre outras montadoras concorrentes.

 

Os números da fabricante elevaram ainda mais o preço das ações de suas que quadruplicaram desde o mês de março, quando registrou desvalorização significativa durante o pico da queda nos mercados globais. No rali dos papéis está o embutido também a expectativa dos investidores nos resultados de longo prazo da Tesla.

 

A companhia se beneficiou ainda dos mandatos para que as montadoras vendam automóveis elétricos e outros modelos menos poluentes na proporção de sua participação no mercado, ou para que compensem qualquer deficiência comprando créditos de outras empresas.

 

Tesla amplia participação global

 

A montadora, que possui uma nova fábrica em Xangai, apresenta um projeto de construção na Alemanha e está expandindo a capacidade dos Estados Unidos com a unidade no Texas.

 

A Tesla conquistou a liderança no mercado em rápido crescimento, com vendas globais de veículos elétricos superando os 2,1 milhões de unidades no ano em 2019. Os números representam menos de 3% das vendas totais de carros, mas uma alta de 40% em relação a 2018, segundo dados da Agência Internacional de Energia.

 

Para Elon Musk, a demanda por modelos da Tesla ultrapassa a oferta de automóveis e o maior problema da empresa é solucionar as questões da cadeia de suprimentos. (Portal Suno Notícias/Arthur Oliveira)