Toyota, Ford, Nissan e PSA voltam a produzir nesta semana

AutoIndústria

 

Desde as primeiras paralisações em meados de março, quatro das principais marcas de automóveis do País retomam suas atividades locais. Outras cinco já estão operando e só ficará faltando a Honda, que adiou para o dia 13 de julho a sua volta.

 

A Toyota reabre suas fábricas paulistas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz na segunda-feira, mesmo dia em que a Ford retoma atividades em Camaçari, BA, e a Nissan em Resende, RJ. A planta da PSA em Porto Real, também no sul-fluminense, será reaberta na terça-feira, 23.

 

No segmento de automóveis e comerciais leves, a primeira a voltar foi a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, que reabriu as fábricas da Fiat em Betim, MG, e da Jeep em Goiana, PE, no dia 11 de maio. Na mesma semana a Volkswagen voltou a operar no Paraná e a Hyundai em Piracicaba, SP. No dia 18 foi a vez de a General Motors religar as linhas de montagem em São Caetano do Sul, SP.

 

Apesar da reabertura gradual das fábricas, ninguém está operando a plena carga. Todas voltaram em esquema de apenas 1 turno, com a adoção de novos protocolos de segurança e higiene, incluindo o distanciamento entre os funcionários. Assim também será na Toyota, que reativa suas fábricas paulistas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz na segunda-feira, e a de Sorocaba na sexta-feira, 26.

 

A fabricante de origem japonesa instalou câmeras termográficas em todas as portarias para medir a temperatura em tempo real logo na chegada dos colaboradores. Para evitar aglomeração, os fretados – que vão operar com metade da capacidade – chegarão de forma escalonada, enquanto aqueles que chegam com veículos individuais terão a temperatura medida antes de entrar no estacionamento.

 

A Toyota também reforçou a importância de os funcionários da produção já virem uniformizados, para evitar aglomerações no vestiário. O pessoal da parte administrativa fará rodízio de segunda a quinta-feira, com no máximo 50% da força-tarefa atuando de forma presencia. Já as reuniões serão feitas por videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos colaboradores. Não haverá self-service nos refeitórios. As refeições serão servidas em porções embaladas individualmente.

 

Aceleração gradual da produção

 

Também a Ford volta com apenas um turno em Camaçari na segunda-feira, 22, e na fábrica de motores de Taubaté, SP, no dia 1º de julho. A montadora informa que a aceleração da produção será feita gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança e toda a cadeia de fornecedores ganhe velocidade.

 

“Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas, já que a saúde e a segurança dos nossos empregados são prioridades máximas em todas as decisões”, comentou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, ao anunciar a volta na próxima semana. “Nós trabalhamos intensamente para redesenhar nossos processos, protocolos de trabalho e instalações para garantir que quando voltarmos ao trabalho haja um ambiente saudável e seguro para todos.” (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)