Montadoras começam a retomar produção. Hyundai puxa a fila

Novo Momento

 

Ainda sob o impacto da pandemia, as montadoras instaladas na região começam a estruturar seus planos de reabertura. A primeira a retomar a produção foi a Hyundai. Na fábrica de Piracicaba, onde são fabricados os modelos HB20 e Creta, cerca de 700 funcionários voltaram ao trabalho, o que representa apenas um turno. Os demais permanecem com os contratos de trabalho suspensos até 25 de junho, sem redução de salários e em sistema de home-office para equipes de setores administrativos.

 

Já a Honda Automóveis decidiu prorrogar, até 25 de junho, o período de suspensão de suas operações nas unidades de Sumaré e Itirapina. As duas unidades estão paralisadas desde 25 de março. O segmento de motocicletas da montadora, em Manaus (AM), iniciou a retomada gradual das atividades produtivas no último dia 25.

 

As empresas que já iniciaram algum processo de retomada de atividades garantem que adotam todas as medidas de prevenção necessárias para preservar a saúde dos seus funcionários.

 

Estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica; horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações; reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização bem como a adoção de máscaras. (Novo Momento/Wander Pessoa)