Diário do Transporte
As vendas de ônibus usados no Brasil caíram 20,5% nos primeiros meses de 2020. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) neste mês de março.
Segundo o balanço, considerando urbanos e rodoviários, até fevereiro deste ano foram comercializadas 7.128 unidades. Por sua vez, nos dois primeiros meses de 2019, foram vendidos 8.969 ônibus seminovos no país.
Comparando janeiro com fevereiro deste ano, as vendas apresentam uma queda de 10,9%, passando de 3.771 para 3.357.
Por sua vez, em fevereiro de 2019 foram vendidas 4.565 unidades de ônibus usados no país. O número representa uma queda de 26,5% em comparação ao mês passado.
Participação de mercado
Assim como nos ônibus novos, a Mercedes-Benz é líder de vendas em usados, com 53,7% de participação de mercado. Em seguida, está a Volkswagen, com 18,6%.
Em terceiro lugar, está a Marcopolo, com 12,7% de participação. Apesar de fabricar carrocerias, a empresa está na lista por ser dona da marca Volare, que vende miniônibus já montados.
Em seguida, está a Scania com 5,45%; Agrale com 3,19%; Volvo com 3% e outras marcas somam 3,39% de participação no mercado de usados.
Ônibus novos
As vendas de ônibus novos no Brasil também apresentaram uma queda de 4,61% no acumulado do ano, de acordo com a Fenabrave.
Segundo a Federação, em janeiro e fevereiro deste ano foram emplacados 3.996 ônibus, enquanto nos dois primeiros meses de 2019, foram 4.189 unidades. (Diário do Transporte/Jessica Marques)