Todas as 65 fábricas de veículos no País podem suspender a produção

O Estado de S. Paulo

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou hoje que todas as empresas do setor se preparam para paralisar atividades ao longo das próximas semanas “em função do agravamento da crise gerada pelo coronavírus”.

 

O setor reúne 65 fábricas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e motores que empregam 125 mil trabalhadores diretos em 43 cidades de dez Estados. A medida deve afetar também centenas de fornecedores de autopeças. Em nota, a Anfavea afirmou que “todas as nossas empresas estão analisando e se preparando para tomar ações de paralisação das suas fábricas no Brasil, e discutindo caso a caso com seus respectivos sindicatos.”

 

Segundo a entidade, não há um prazo definido para a paralisação da produção de todas as montadoras. Quatro grupos já confirmaram férias coletivas para os quase 50 mil funcionários: Ford, General Motors, Mercedes-Benz e Volkswagen. A Volvo também anunciou que vai dar férias coletivas aos seus funcionários, por pelo menos um mês. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)