Jornal do Carro
A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu em cheio a indústria automotiva. Diversas montadoras instaladas na Europa paralisaram as linhas de produção, a exemplo da Autoeuropa (Volkswagen e Seat) em Portugal, Nissan, Renault e Seat na Espanha, PSA (Peugeot e Citroën) na França e FCA (Fiat e Jeep), Ferrari e Lamborghini na Itália. Além disso, diversos lançamentos e salões foram cancelados ou adiados.
A Porsche cancelou o lançamento mundial do novo 911 Turbo S, que seria realizado no fim do mês, nos Estados Unidos. O motivo foi a proibição de entrada de europeus em território norte-americano. A medida foi anunciada na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, numa tentativa de impedir a propagação do novo coronavírus no país.
A atitude tomada pela Porsche não foi um caso isolado. A Ford também iria realizar o lançamento mundial do novo SUV Bronco nos Estados Unidos, mas acabou cancelando, pelos mesmos motivos. O modelo seria apresentado pela primeira vez ao público em abril, durante o Salão de
Nova York, mas, a exemplo da exposição de Genebra, a mostra dos EUA também foi cancelada. A organização divulgou que a feira foi adiada para o final de agosto.
Além de cancelamentos mundiais, pandemia tem alterado profundamente as estratégias das empresas no Brasil. A Ford iria lançar esta semana uma nova versão da Ranger, a Storm, mas adiou o evento inicialmente para a semana que vem. Já a Chevrolet pôs o Tracker à venda e reduziu o lançamento do modelo a uma apresentação virtual.
Houve adiamento também da Intermodal, maior feira de transportes e logística da América Latina, que seria realizada esta semana em São Paulo. Na próxima página, confira alguns casos de paralisação de fábricas, alteração de planos e cancela a mento de lançamentos. (Jornal do Carro)