João Oliveira é eleito presidente da Abeifa para o triênio 2020-2022

AutoIndústria

 

Apenas um mês depois de reassumir a direção geral da Volvo Car Brasil após curtíssima passagem de seis meses pela Citroën, João Henrique Garbin de Oliveira é o novo presidente da Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, para o triênio 2020-2022.

 

Oliveira substitui José Luiz Gandini, da Kia Motors do Brasil, que cumpriu quatro mandatos em dois períodos. O novo presidente encabeçou chapa única, que tem Divanildo Albuquerque, da Jaguar Land Rover, como vice-presidente.

 

“Em nossa gestão, pretendemos fortalecer o setor por meio de seu mais importante trunfo, que é o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, declara Oliveira.

 

Fundada em 1991, a Abeifa reúne 15 importadores, alguns deles também com produção local. No ano passado eles negociaram 34,6 mil veículos, 7,9% menos do que em 2018 e bem abaixo das estimativas da associação para o ano, inicialmente de 50 mil e que depois foram revisadas para 40 mil veículos.

 

O quadro se alterou pouco no primeiro bimestre em 2020, mesmo com a forte valorização do dólar frente ao real no período. Os licenciamentos ficaram praticamente estáveis com relação aos dois primeiros meses de 2019: 5 mil unidades, variação negativa de 0,7%. (AutoIndústria)