Como limpar corretamente o seu carro

iCarros

 

Na semana passada a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, o coronavírus, que já infectou mais de 130 mil pessoas em 114 países, matando cerca de 5 mil. No Brasil, os casos dispararam na última semana, passando de 25 confirmados no dia 8 de março para 200 até ontem, dia 15.

 

Os números assustam, mas não há motivos para pânico. Apesar de o vírus ser altamente contagioso, ele pode ser prevenido com algumas medidas simples de higiene. Confira algumas dicas de como limpar corretamente o seu carro, divulgadas pela A.M.Marcelo, oficina especializada em veículos premium.

 

Higienização geral

 

Use um aspirador para tirar a sujeira do interior do veículo e limpe os bancos com produtos específicos, dando atenção especial para as costuras e dobras.

 

Limpe o ar condicionado

 

É muito importante fazer a limpeza do sistema de ar condicionado e trocar o filtro de pólen (ou de cabine) para garantir a filtragem das impurezas do ambiente. Durante o trajeto, mantenha os vidros fechados e o ar condicionado ligado.

 

Bancos e carpetes

 

Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco ou uma solução de água e sabão neutro. Aplique-os e remova em seguida com um segundo pano seco para garantir que vírus e bactérias não resistam na superfície.

 

Mantenha locais ao alcance das mãos sempre limpos

 

Utilize produtos de limpeza e álcool isopropílico para limpar os locais onde mais colocamos as mãos, como o volante, câmbio, porta-objetos, maçanetas, retrovisores, botões de vidros, tela multimídia e alavanca do freio de estacionamento.

 

Álcool em gel e lenços de papel

 

Tenha um frasco de álcool em gel 70% sempre à mão e aplique-o toda vez que entrar e sair do veículo. Mantenha também uma caixa de lenços de papel e retire o lixo quando sair do carro.

 

Fique atento ao celular e outros objetos

 

Limpe o celular e outros objetos que vai usar durante a viagem com álcool isopropílico antes de entrar no veículo.

 

Atenção com caronas

 

Se for dar caronas, peça que tomem as mesmas medidas de higienização: limpar as mãos e objetos com álcool, usar lenço ao tossir e espirrar e descartar esse material rapidamente em um lixo, que deve ser retirado do carro posteriormente.

 

As medidas mais indicadas para qualquer situação são lavar muito bem as mãos, evitar tocar o rosto ou contato com outras pessoas. Se estiver com sintomas, evite locais públicos. Se estiver fora dos grupos de risco, procure um médico apenas em casos mais graves para evitar a superlotação do sistema de saúde. (iCarros/Luiza Martinelli Rossi)