iCarros
Na semana passada a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, o coronavírus, que já infectou mais de 130 mil pessoas em 114 países, matando cerca de 5 mil. No Brasil, os casos dispararam na última semana, passando de 25 confirmados no dia 8 de março para 200 até ontem, dia 15.
Os números assustam, mas não há motivos para pânico. Apesar de o vírus ser altamente contagioso, ele pode ser prevenido com algumas medidas simples de higiene. Confira algumas dicas de como limpar corretamente o seu carro, divulgadas pela A.M.Marcelo, oficina especializada em veículos premium.
Higienização geral
Use um aspirador para tirar a sujeira do interior do veículo e limpe os bancos com produtos específicos, dando atenção especial para as costuras e dobras.
Limpe o ar condicionado
É muito importante fazer a limpeza do sistema de ar condicionado e trocar o filtro de pólen (ou de cabine) para garantir a filtragem das impurezas do ambiente. Durante o trajeto, mantenha os vidros fechados e o ar condicionado ligado.
Bancos e carpetes
Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco ou uma solução de água e sabão neutro. Aplique-os e remova em seguida com um segundo pano seco para garantir que vírus e bactérias não resistam na superfície.
Mantenha locais ao alcance das mãos sempre limpos
Utilize produtos de limpeza e álcool isopropílico para limpar os locais onde mais colocamos as mãos, como o volante, câmbio, porta-objetos, maçanetas, retrovisores, botões de vidros, tela multimídia e alavanca do freio de estacionamento.
Álcool em gel e lenços de papel
Tenha um frasco de álcool em gel 70% sempre à mão e aplique-o toda vez que entrar e sair do veículo. Mantenha também uma caixa de lenços de papel e retire o lixo quando sair do carro.
Fique atento ao celular e outros objetos
Limpe o celular e outros objetos que vai usar durante a viagem com álcool isopropílico antes de entrar no veículo.
Atenção com caronas
Se for dar caronas, peça que tomem as mesmas medidas de higienização: limpar as mãos e objetos com álcool, usar lenço ao tossir e espirrar e descartar esse material rapidamente em um lixo, que deve ser retirado do carro posteriormente.
As medidas mais indicadas para qualquer situação são lavar muito bem as mãos, evitar tocar o rosto ou contato com outras pessoas. Se estiver com sintomas, evite locais públicos. Se estiver fora dos grupos de risco, procure um médico apenas em casos mais graves para evitar a superlotação do sistema de saúde. (iCarros/Luiza Martinelli Rossi)