SsangYong tem prontos picape e SUV grande diesel no Brasil

iCarros

 

Com economia volátil nas últimas semanas, algumas montadoras estão adiando seus planos de lançamento no Brasil. Exemplo disso é a SsangYong que já tem prontos o SUV grande Rexton e a picape Musso, ambos diesel, para serem lançados no Brasil, mas aguardam estabilização econômica.

 

Atualmente o portfólio de modelos da SsangYong é constituído pelos SUVs compactos Tivoli e XLV, além do médio Korando que recentemente ganhou uma nova geração na Coreia do Sul e da picape Actyon Sports. Para 2020 as novidades serão Musso e Rexton, que serão focados em segmentos de maior valor agregado e preço mais elevado.

 

Motor diesel

 

Ambos serão equipados no Brasil com motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel. É bastante provável que se trata do mesmo propulsor atualmente usado no Korando que entrega 178 cv e 41 kgfm de torque. Há chances também de ser uma variante mais potente desse 2.2 diesel.

 

O que é certo é que a picape Musso terá câmbio automático de seis marchas e entregará consumo de 8,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Já o SUV grande Rexton vem com transmissão automática de sete marchas e consumo mais comedido: 9,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

 

SsangYong Musso

 

Sucessora da Actyon Sport, a SsangYong Musso é derivada do SUV Rexton, tanto que ambos possuem praticamente a mesma dianteira. O nome, vale lembrar, já foi usado por um SUV importado para o Brasil nos anos 2000. Com visual robusto ela é pouco menor que as picapes médias tradicionais, chegando próximo à modelos como Chevrolet S10, Toyota Hilux e VW Amarok.

 

Como a Fiat Toro, a Musso é construída em uma plataforma monobloco, mias confortável para uso na cidade, mas menos robusta para levar cargas extremamente pesadas como as picapes médias. Por conta disso ela traz caçamba relativamente curta, algo que só foi corrigido em 2019 na Musso Grand, com caçamba estendida.

 

SsangYong Rexton

 

Rival de Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Lifan X80 e JAC T80, o SsangYong Rexton é o maior, mais sofisticado e caro SUV da marca sul-coreana. Com dianteira compartilhada com a picape Musso, o Rexton existe desde 2001 e só recebeu a atual segunda geração em 2017 após três pesadas reestilizações.

 

Na fita métrica ele traz 4,85 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e entre-eixos de 2,85 m. É vendido também na Índia como Mahindra Alturas G4. (iCarros/João Brigato)