BMW lança rede inteligente para recarga de carros elétricos e híbridos

Jornal do Carro

 

A BMW anunciou o lançamento de uma plataforma com serviços de carregamento destinada a carros elétricos e híbridos. Desenvolvido em parceria com a startup nacional INCHARGE, o sistema vai estar disponível ainda sob a forma de projeto piloto em 30 pontos de São Paulo. Posteriormente, o projeto deve ser expandido para o resto do Brasil.

 

Segundo Henrique Miranda, Head de BMWi no Brasil, o serviço terá integração com o BMW ConnectedDrive. Para Miranda, o grupo “vai oferecer uma experiência realmente premium de recarga para que o cliente se planeje e carregue seu veículo híbrido ou elétrico em nossa rede”.

 

A conectividade com o sistema de navegação dos carros BMW deve possibilitar aos motoristas checar a disponibilidade de estações de recarga. Desta forma, com o aplicativo, é possível encontrar a estação mais próxima para realizar a recarga dos carros elétricos e híbridos.

 

Outra novidade importante que ainda está por vir é a possibilidade de se reservar o local da recarga. Alexandre Abdalla, CEO da INCHARGE, relata que esta reserva poderia ser feita com até 30 minutos de antecedência. Segundo ele, esta função deve chegar em “meados do ano”.

 

Abdalla destaca que, com o aplicativo, é possível obter diversas informações. Através de notificações, o usuário seria alertado sobre o término da recarga de seu carro. Os clientes em espera por uma vaga também seriam beneficiados, pois seriam notificados sobre a liberação do ponto.

 

Elétricos e híbridos em crescimento

 

A BMW, entre 2014 e 2018, vendeu cerca de 300 veículos eletrificados no Brasil. Porém, apenas em 2019, mais de 300 foram comercializados. Assim, segundo a empresa, o objetivo no Brasil é passar de mil unidades vendidas de veículos híbridos e elétricos.

 

Atualmente, a plataforma INCHARGE só pode ser acessada pelo navegador de internet. Entretanto, o BMW Group ressalta que o serviço vai estar disponível em breve nas lojas de aplicativos. (Jornal do Carro)