Empresas de transporte realizam ações contra coronavírus

Diário do Transporte

 

Na última semana, o Ministério da Saúde informou ter identificado a primeira transmissão de coronavírus dentro do país, com mais de 530 casos suspeitos. Desde então, as empresas de transporte intensificaram as ações contra a proliferação do vírus.

 

A SBCTrans, empresa de ônibus que opera o transporte coletivo de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, informou que está realizando ações com objetivo de contribuir para a prevenção do contágio e proliferação do coronavírus.

 

“A SBCTrans está intensificando a limpeza e higienização em toda a sua frota de veículos de São Bernardo do Campo. Desde o final de fevereiro e enquanto houver risco de contágio, a operadora manterá a rotina de hiper higienização”, informou, em nota.

 

Além da higienização em intervalos menores de tempo, a empresa informou também estar orientando os funcionários e passageiros sobre as maneiras de prevenção e cuidados.

 

Confira abaixo o material divulgado pela empresa:

 

Coronavírus – Quais os sintomas

 

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

 

Para evitar a transmissão ou contágio

 

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

 

Leblon

 

Outra empresa de ônibus que está realizando ações contra a proliferação do vírus é a Leblon.

 

O Grupo Leblon Transporte de Passageiros sempre teve como política a higienização diária de seus veículos e a adoção de cronogramas de limpeza profunda.

 

“Não é necessário pânico dia da confirmação de casos do COVID19, o Corona Vírus, no Brasil, mas todos os procedimentos de limpeza são feitos com mais cuidado”, diz nota do grupo, que reúne as empresas Leblon Transporte (linhas metropolitanas na Grande Curitiba) e Viação Nobel (linhas municipais de Fazenda Rio Grande).

 

Os veículos são higienizados toda a vez que voltam da rua para serem recolhidos. Por dentro, é lavado o assoalho, retirado o pó de todos os componentes, os vidros são limpos e as lixeiras esvaziadas.

 

Também é passado um pano para limpeza dos balaústres, nos quais as pessoas seguram. Isso é feito diariamente.

 

Além disso, também todos os dias, a Leblon também realiza uma auditoria amostral para avaliar a qualidade da limpeza. Isso é feito por meio de um software (programa de computador), que no final do mês permite dar uma nota geral para a limpeza bem um individual a cada higienizador. Assim, é possível traçar melhores procedimentos e capacitar os trabalhadores.

 

A cada seis meses, é feita uma limpeza interna profunda, com o carro fora da escala. Chapas, teto, bancos, cantoneiras e componentes são inspecionados e limpos.

 

A Leblon e a Nobel utilizam produtos biodegradáveis (que não agridem a natureza) e antialérgicos.

 

“Buscamos também inovação para melhoria da limpeza, visando redução dos impactos ambientais e agilidade dos trabalhos, com equipamentos e produtos de alta tecnologia que são lançados no mercado”, disse o diretor do Grupo Leblon, Haroldo Isaak, também em nota.

 

99

 

Além das empresas de ônibus, a 99, que atua com transporte por aplicativo, criou uma página dentro do próprio site com orientações para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outras informações com foco na prevenção.

 

Confira as orientações:

 

  • Lavar as mãos frequentemente e sempre com água e sabão. Apenas água não basta para eliminar o vírus;
  • Complementar a higienização, quando possível, com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir e espirrar, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou com o braço. Nunca com as mãos, que são um dos principais vetores de contágio;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato físico com o motorista, como aperto de mãos;
  • Andar com os vidros do carro abertos para arejá-lo sempre que possível;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

 

“Se, mesmo tomando essas precauções, o motorista parceiro ou o passageiro apresentarem sintomas parecidos com o de uma gripe, como febre, cansaço, tosse seca, dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia, ele pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações e locais de atendimento”, informou a 99.

 

O Ministério da Saúde disponibiliza ainda um número de WhatsApp: (61) 99289-4640. O protocolo completo e atualizações diárias de novos casos suspeitos e confirmados podem ser encontrados no site do órgão: www.saude.gov.br/coronavirus.

 

Guia

 

A UITP (International Association of Public Transport – Associação Internacional do Transporte Público) lançou recentemente um guia com orientações de prevenção ao coronavírus no transporte público.

 

As diretrizes são voltadas a operadores do setor e estão sendo traduzidas para nove idiomas oficiais em que há atuação direta da associação. Entre eles, está a versão em português.

 

O Diário do Transporte obteve em primeira mão nesta terça-feira, 03 de março de 2020, o material com orientações aos operadores para evitar a disseminação do vírus. (Diário do Transporte/Jessica Marques)