Motor 1
Em mais um mês de retração nas vendas de sedãs médios em comparação com o mesmo período de 2019 (-7,9%), o Toyota Corolla ajudou para que o desempenho não fosse ainda pior ao ser o único representante do segmento a registrar crescimento (+34,6%). Com 4.515 emplacamentos, o modelo feito em Indaiatuba (SP) superou a soma de todos os seus adversários.
Após ser destaque em janeiro ao superar o Honda Civic (1.910) na disputa pela vice-liderança, o Chevrolet Cruze (1.131) voltou ao habitual terceiro lugar, com mais do que o dobro da retração registrada pelo rival da marca japonesa. Em seu melhor resultado desde setembro, o VW Jetta foi novamente o quarto colocado, com 771 emplacamentos – número, no entanto, 38% inferior ao do ano passado.
Na quinta posição, o Nissan Sentra (151) não vendia tão pouco desde março de 2007 (64). Mesmo com nova geração, o Kia Cerato (87) perdeu quase metade dos compradores de 2019. Situação menos complicada, no entanto, do que a do C4 Lounge: com apenas 25 emplacamentos, o Citroën teve o seu mês mais fraco desde o lançamento em 2013. Atrás dele vieram apenas os descontinuados Mitsubishi Lancer (13) e Ford Focus Fastback (6).
Na disputa entre os sedãs grandes, a queda nas vendas foi de quase 80%. Líder, o VW Passat emplacou apenas 28 unidades, pior resultado desde junho de 2017 (14). Único a crescer (+22,2%), o Honda Accord (11) subiu para segundo. Já o Ford Fusion, com apenas 2 emplacamentos, atingiu seu nível mais crítico desde 2006, ano de sua chegada ao país. (Motor 1/Thiago Parísio)