Preços do diesel nos postos não acompanham refinarias

Frota & Cia

 

O preço médio do diesel já acumula uma queda de 18% apenas neste ano, com a Petrobrás acompanhando as reduções nas cotações do petróleo em meio a temores de desaceleração na demanda global devido ao avanço do coronavírus. No entanto, essa redução não tem sido refletida nos postos de combustíveis.

 

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do óleo diesel nas bombas acumulou queda de cerca de 2% no ano, contra recuo de 13,8% no valor médio da Petrobras nas refinarias, sem considerar a última redução de sábado dia 1.

 

Já o valor médio da gasolina nos postos, por sua vez, teve uma queda acumulada de 0,5% no ano até a última semana de fevereiro, ante um recuo de 8,6% do combustível vendido pela Petrobras nas refinarias.

 

Os cortes de preços da petroleira estatal refletem a política que segue o princípio da paridade de importação. Os valores levam em conta preços no mercado internacional mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias. Além disso, também sofrem impacto das variações do câmbio.

 

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores. Dentre eles estão, consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis. (Frota & Cia/André Garcia)