Táxis autônomos da Aptiv completam 100 mil viagens

AutoIndústria

 

O programa-piloto de robôs taxis da parceria entre a Aptiv e a Lyft completou 100 mil viagens em Las Vegas, Estados Unidos. A frota de 30 veículos foi colocada nas ruas em 2018 e, segundo as empresas, 98% dos passageiros avaliaram a experiência com cinco estrelas, a nota máxima.

 

O transporte autônomo é solicitado via aplicativo para cerca de 3,4 mil endereços da cidade conhecida pela vida noturna e de outras localidades na região. Os veículos são dotados de dispositivos da Aptiv que dispensam a intervenção de um motorista para cumprir qualquer um dos trajetos.

 

Ainda assim, monitores permanecem dentro dos carros para assegurar a tranquilidade dos usuários e atender à legislação, além de sanar dúvidas sobre a operação e funcionamento dos veículos. Este ano o programa contará também com trajetos a partir de e até o aeroporto internacional da cidade localizada em Nevada.

 

Com base na experiência adquirida em pelo menos quatro anos do programa, a Aptiv pretende lançar plataforma autônoma de nível 4 para produção em 2022.

 

A empresa, que já anunciou a criação de joint venture para condução autônoma com a Hyundai mundial, também colhe dados em operações com veículos autônomos em Boston e Pittsburgh, duas outras cidades dos Estados Unidos, e em Cingapura. (AutoIndústria)