São Paulo vai diminuir em 28% o uso de carros, diz pesquisa

Olhar Digital

 

Um estudo da consultoria global Kantar apontou que o uso de carros na cidade de São Paulo deve cair 28% no decorrer dos próximos dez anos. Ao mesmo passo que a utilização do transporte público, opção por caminhada e uso de bicicletas aumentarão em 10%, 25% e 47%, respectivamente.

 

“A pesquisa da Kantar descobriu que 40% das pessoas em todo o mundo estão abertas a adotar novas soluções inovadoras, mas nem todas as cidades estão prontas para a transformação da mobilidade”, explicou Luciana Pepe, diretora de Contas da Kantar no Setor Automotivo.

 

De acordo com a pesquisa, quem mora na capital paulista enxerga o futuro da mobilidade da cidade de forma crítica e pessimista. “São Paulo pontua pobremente no índice de cidades prontas para a tecnologia”, informou o levantamento em relação à falta de investimentos em infraestrutura, que se intensificou conforme a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos.

 

Ainda assim, São Paulo está cotada como uma das cidades que mais contribuirão para a revolução no uso dos transportes.

 

Em um cenário global, a estimativa é que a quantidade de viagens de carro caia de 51% para 46%. Paralelamente, o ciclismo deve crescer 18%; a caminhada, 15%; e o transporte público, 6% – todas essas mudanças em um período de dez anos. Além disso, viagens de táxi e caronas tendem a se popularizar ainda mais e corresponderão a 5% das locomoções.

 

Se a estimativa do estudo se tornar realidade, os meios de transporte considerados ecológicos serão tão comuns nas ruas quanto os carros, motocicletas e caminhões. Assim, haverá equilíbrio e, consequentemente, redução nas emissões de poluentes. (Olhar Digital/Nina Gattis e Liliane Nakagawa)