BYD entrega 29 ônibus elétricos de dois andares para rota 94 de Londres

Diário do Transporte

 

A BYD entregou 29 ônibus elétricos de dois andares para um dos serviços de ônibus mais conhecidos do Oeste de Londres, a Rota 94. Com a entrega, o serviço passa a ser totalmente elétrico.

 

Os veículos foram produzidos pela BYD Europe e Alexander Dennis Limited (ADL). Os ônibus começaram a circular na semana passada, operados pela London United, uma subsidiária da RATP Dev.

 

A BYD atua no segmento de baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica, enquanto a ADL é a fabricante de ônibus que mais vende no Reino Unido, uma subsidiária da NFI Group Inc. (NFI).

 

A Rota 94 fornece um serviço 24 horas para os residentes do Oeste de Londres.

 

Ônibus

 

Com uma capacidade total de 67 lugares, sendo 24 no salão inferior e 43 no salão superior, o BYD ADL Enviro400EV de 10,9 metros possui 250 quilômetros de autonomia com uma única carga, segundo a BYD.

 

“A energia é fornecida através do powertrain 100% elétrico da BYD, que inclui o motor elétrico e as baterias de ferro-fosfato de 382 kWh. A carroceria de dois andares da ADL apresenta uma impressionante escada envidraçada, um longo compartimento para cadeiras de rodas e uma rampa automática para cadeiras de rodas nas portas traseiras.”

 

Esta última entrega da parceria BYD ADL aumenta o número total de ônibus elétricos em serviço para 269, incluindo 200 ônibus de 1 andar BYD ADL Enviro200EV, também de acordo com informações da fabricante.

 

“Os novos veículos também são equipados com o novo Sistema de Alerta Acústico de Veículos, que gera som em velocidades abaixo de 12 mph para alertar pedestres e usuários vulneráveis das estradas.”

 

Durante o evento de entrega nesta semana, Catherine Chardon, diretora administrativa da RATP Dev London, afirmou que “esses novos ônibus apoiarão a estratégia de Londres para uma cidade mais verde. É o segundo passo em nossa estratégia de eletrificação da rede de garagens”.

 

Mehdi Sinaceur, presidente da RATP Dev UK na RATP Dev, acrescentou que “a eletrificação é uma das principais transformações com as quais a RATP Dev está ajudando as empresas de Londres, aproveitando a experiência do grupo”.

 

Atualmente, são 234 ônibus elétricos BYD ADL operando na capital. (Diário do Transporte/Jessica Marques)