Marcopolo amplia estratégia de venda à pronta-entrega após detectar demanda do mercado

Diário do Transporte

 

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo está ampliando a adoção da estratégia de venda à pronta-entrega após detectar demanda do mercado para esse modelo de comercialização.

 

“Com a queda do mercado entre 2013 e 2017, essa demanda não era significativa. Com a recuperação desde o segundo semestre de 2017, a procura por ônibus prontos começou a ficar maior”, explicou a fabricante, em nota ao Diário do Transporte.

 

Desde 2012, a fabricante já vendeu 1.200 ônibus à pronta-entrega. Atualmente, o modelo mais buscado é o New G7 Paradiso 1800 DD (Double Decker – dois andares).

 

“Antes eram os modelos rodoviários menos sofisticados, agora são os rodoviários mais completos, como o DD”, explicou a fabricante, também em nota.

 

Divulgação

 

A Marcopolo informou ainda que a demanda existe no mercado desde 2012 porque alguns clientes preferem adquirir um ônibus à pronta-entrega em vez de aguardar.

 

Entretanto, com o aumento recente desse interesse por parte dos clientes, a empresa decidiu realizar uma ação mais agressiva de divulgação dessa opção de compra.

 

Nesta semana, a fabricante de carrocerias enviou e-mails a possíveis clientes e frotistas informando que o modelo de dois andares está sendo oferecido à pronta-entrega.

 

De acordo com o anúncio, o Paradiso 1800 DD pode ser recebido pelo cliente pouco tempo depois da compra. Entretanto, a propaganda informa que são poucas as unidades disponíveis.

 

Mercado

 

O modelo de produção de veículos para pronta-entrega é uma estratégia adotada pela concorrente Busscar desde o início da atual administração da empresa.

 

Ao Diário do Transporte, o diretor de vendas da Busscar, Paulo Corso, afirmou que deve manter esta estratégia em 2020, devido aos bons resultados, em especial para empresas de fretamento de alto padrão.

 

Campanha 2020

 

Ainda nesta semana, a Marcopolo lançou uma nova campanha publicitária para 2020, com foco comercial e o mote “Sempre Aqui”.

 

“Os atributos foram definidos a partir de pesquisas realizadas pela fabricante de ônibus para garantir e oferecer ainda mais acessibilidade, versatilidade de aplicação, conforto, segurança e inovação, que gerem menor impacto ambiental, mais eficiência e sustentabilidade para a sociedade e para o negócio dos seus clientes”, informou a Marcopolo, em nota.

 

O diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa, explicou que o conceito da campanha é resgatar a presença da empresa na vida das pessoas por intermédio de um relacionamento cada vez mais forte e próximo.

 

“Quando falamos em Sempre Aqui, queremos reforçar a nossa atuação para criar soluções inovadoras, amplo mix de produtos e estar sempre próximos de nossos clientes, com ampla rede de vendas e atendimento de serviços e pós-venda”, disse.

 

A campanha tem como objetivo mostrar que a fabricante está atenta às constantes mudanças que vêm ocorrendo.

 

“A maneira de se relacionar e de enxergar o ônibus e o transporte coletivo vem se transformando rapidamente. O ‘novo’ cliente entende o seu papel e a estreita ligação que o ônibus tem com a mobilidade, qualidade de vida e bem-estar”, disse ainda o executivo.

 

A campanha Sempre Aqui será veiculada nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e WhastApp, e em alguns veículos de comunicação, como revistas especializadas, jornais e portais, entre outros. (Diário do Transporte/Jessica Marques)