Senador crítica projeto contra veículos a diesel e gasolina

Agência Senado

 

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) criticou nesta segunda-feira (17), em Plenário, o projeto de lei (PLS 304/2017) que proíbe, a partir de 2030, a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. De acordo com Bittar, o projeto além de prejudicar a economia, é um atentado à democracia do país.

 

“Raras vezes se viu uma intromissão tão violenta do Estado na atividade privada como essa, uma proibição. É uma coisa assustadora. Primeiro, porque mais uma vez vem com uma mentira, embalada milhões de vezes numa frase. No entanto, nem por isso ela passa a ser verdadeira, de que é o CO2 que aquece o planeta, e que fundamentalmente os combustíveis fósseis são responsáveis por isso. Isso é uma mentira”, afirmou o senador.

 

Além disso, o senador também acrescentou que o projeto acaba com o pacto federativo, e afeta a economia do Brasil. Segundo ele, a falta de investimento seria a principal consequência da medida. Já que, antes mesmo da proibição, seriam retirados recursos do estado.

 

“O empresário, sabendo que não haveria futuro para os produtos em voga, passaria a cortar investimentos no setor de forma mais antecipada que o próprio prazo estabelecido no projeto de lei. Assim, refletindo diretamente nos postos de trabalho, ou seja, desemprego e queda da arrecadação para o próprio Estado, sem avaliar ainda os danos sociais e os seus desdobramentos”, disse Bittar. (Agência Senado)