Luca de Meo é o novo CEO da Renault

Jornal do Carro

 

Luca de Meo, ex-presidente da Seat no grupo Volkswagen, foi anunciado como novo CEO da Renault nesta terça-feira, 28. O executivo italiano assume a vaga que era do brasileiro Carlos Gohsn, que foi preso em Tóquio em 2018.

 

De Meo começará a trabalhar na empresa francesa a partir de 1º de julho. Na Renault, ele também será responsável por marcas como Dacia e Lada. Em nota, a empresa também informou que Clotilde Delbos, que era a CEO interina, se tornará vice-presidente executiva

 

“Luca de Meo é um grande estrategista e visionário de um mundo automotivo que muda rapidamente. Sua experiência, mas também sua paixão pelo automóvel, fazem dele um ativo real para o grupo. Agradeço também a Clotilde Delbos, que forneceu uma gestão interina do grupo de maneira excepcional”.

 

“Ela demonstrou dia após dia seu compromisso e determinação ao serviço da Renault. Juntos, com o apoio de um comitê executivo renovado e fortalecido, eles formarão uma equipe de alta qualidade com talento dez vezes maior, igual às ambições da Renault”, afirmou o presidente Jean-Dominique Senard, em nota.

 

Os executivos terão que trabalhar para manter a parceria da montadora francesa com a Nissan, abalada após a prisão de Gohsn – o antigo CEO e presidente que foi o responsável por forjar a aliança entre as empresas, há quase 20 anos.

 

Renault enfrenta desafios no mercado

 

A Renault tem queda na demanda de produtos no mercado europeu, russo e chinês. Os franceses também enfrentam pressão para se adequaram às resoluções para diminuir a emissão de poluentes, assim como outras montadoras. Outro desafio é produzir tecnologia para se adequar à procura por carros autônomos.

 

De Meo será mais um estrangeiro a ocupar um cargo “sênior” na França, mas essa não será sua primeira experiência no país, já que ele começou a carreira na própria Renault. O executivo também já passou pela Fiat e pela Audi e é apontado como o responsável por revitalizar as vendas da Seat. (Jornal do Carro)