GM paralisará produção em São José dos Campos por duas semanas

AutoIndústria

 

A General Motors concederá férias coletivas de 10 a 23 de fevereiro para cerca de 1,2 mil trabalhadores de sua fábrica de São José dos Campos (SP)e que atuam principalmente na produção da picape S-10 e do utilitário esportivo Trailblazer, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

 

O recesso, afirma o sindicato, servirá para preparar a planta para os novos investimentos previstos pela empresa. Em março do ano passado, a montadora anunciou que investiria R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo.

 

“Parte desse valor virá para São José dos Campos, como resultado do acordo negociado pelo sindicato e aprovado em assembleia pelos trabalhadores”, ressalta nota da entidade.

 

Outra ação da montadora desencadeada nesta terça-feira (28) é o processo de seleção e contratação de cerca de 60 operadores de produção para atuarem na linha de montagem da picape S-10. Os contratos desses trabalhadores, assegura o sindicato, serão de um ano.

 

A fábrica de São José dos Campos conta atualmente com aproximadamente 3,7 mil funcionários. Em 2019, a GM abriu três programas de demissão voluntária que, nos cálculos dos representantes dos trabalhadores, resultaram no desligamento de cerca de 400 pessoas.

 

Procurada por AutoIndústria, a montadora emitiu apenas a seguinte nota:

 

“Há uma readequação de mão de obra no Complexo Industrial de São José dos Campos da General Motors, que gerou a necessidade de novas contratações para atender ao volume de produção. Temos uma parada técnica programada para o mês de fevereiro que visa adequar a fábrica para projetos futuros”. (AutoIndústria)