Setor de serviços interrompe duas altas seguidas com queda de 0,1% em novembro

Zero Hora

 

O volume de serviços no Brasil mostrou variação negativa de 0,1% em novembro, interrompendo duas altas seguidas do setor em 2019. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

No mês anterior, a taxa havia registrado alta de 0,8%, maior valor para a época desde 2012. Já em relação a novembro do ano passado, serviços registrou crescimento de 1,8%, enquanto no acumulado de janeiro a novembro de 2019 a variação foi de 0,9%.

 

O resultado de novembro pode ser explicado pelo recuo no setor de transportes, influenciado pela dificuldade no setor industrial, que acompanhou queda no transporte rodoviário de cargas.

 

O setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou queda de 0,7%, pressionado por baixa dos segmentos de transporte terrestre (1,6%), de armazenagem e serviços auxiliares aos transportes (1,1%) e de transporte aéreo (3,3%).

 

Os outros recuos de novembro ficaram com serviços prestados às famílias (1,5%) e serviços de informação e comunicação (0,4%). O setor de serviços apresentou queda em três das cinco atividades pesquisadas. De acordo com o IBGE, as taxas positivas do mês de novembro ficaram com outros serviços (1,7%) e nos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,1%).

 

Na análise regional, o volume de serviços recuou em 16 das 27 unidades da federação. Os principais registros negativos ficaram com Mato Grosso (5,7%), Minas Gerais (1,1%), Pernambuco (3,0%), Santa Catarina (1,8%) e Espírito Santo (3,5%).

 

Por outro lado, os principais resultados positivos em termos regionais vieram do Rio de Janeiro (0,8%) e do Distrito Federal (0,9%). O gerente da pesquisa Rodrigo Lobo viu o resultado como reflexo dos dois meses anteriores com registros positivos. (Zero Hora)