Indústria de São Paulo recua 2,6% e derruba produção nacional

Frota & Cia 

 

A produção industrial de São Paulo teve queda de 2,6% em novembro. O resultado foi o principal fator para a queda de 1,2% da produção nacional. Além disso, 11 dos 15 locais pesquisados tiveram um recuo registrado no mês avaliado.

 

Essa disseminação de resultados negativos é a maior desde novembro de 2018, quando também foram registradas taxas negativas em 11 locais. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo IBGE.

 

“O recuo foi atribuído à influência negativa do setor de alimentos, principalmente o açúcar, compensando a alta inesperada do mês anterior. Outro fator que afetou a produção industrial de São Paulo foi a redução da produção do setor de veículos automotores, especialmente automóveis, devido ao período de férias coletivas, após a antecipação de produção em outubro”, explica o analista responsável pesquisa, Bernardo Almeida.

 

Como destaque positivo, o Rio de Janeiro cresceu 3,7%. Essa é a segunda alta consecutiva e a mais intensa desde julho de 2018 (6,8%), puxada pelo setor extrativo (petróleo de gás natural). O segundo setor que afetou positivamente a produção industrial do Rio de Janeiro foi a produção de derivados de petróleo (refino). (Frota & Cia/André Garcia)