Nissan nega fim de aliança global com a Renault

O Estado de S. Paulo

 

A montadora japonesa Nissan afirmou ontem que não tem intenção de encerrar a aliança com a francesa Renault e com a japonesa Mitsubishi Motors. O comunicado foi uma reação à reportagem do jornal britânico Financial Times que mencionava um possível rompimento.

 

O fim da aliança confirmaria as palavras de Carlos Ghosn, o ex-presidente do grupo foragido no Líbano. Na semana passada, o executivo disse que a união das montadoras deixou de existir na prática. O executivo disse ter sido vítima de uma conspiração da Nissan, que não teria interesse em levar a parceria com a francesa adiante.

 

“Esta aliança é a razão da competitividade da Nissan. Com esta parceria, que busca gerar crescimento estável e a longo prazo, a Nissan vai seguir obtendo resultados positivos para as três sociedades”, disse o grupo.

 

Fonte próxima ao grupo japonês desmentiu as informações do FT, frisando que os rumores sobre o possível fim da parceria teriam sido iniciados por pessoas descontentes dentro do grupo, que queriam “espalhar suas frustrações”. (O Estado de S. Paulo)