DAF começa a produzir os CF elétricos na Europa

AutoIndústria

 

Ainda que sem pressa para iniciar produção em série, a DAF começou a aceitar encomendas do CF Electric, versão elétrica do modelo desenvolvida em parceria com o Grupo VDL, fornecedor da tecnologia do acionamento elétrico.

 

Antes de tomar a decisão, as empresas parceiras iniciaram projeto piloto que colocou em campo junto a transportadoras europeias seis unidades para operação de distribuição urbanas e em rotas regionais.

 

Os testes proporcionaram informação e experiência acumulada de 150 mil quilômetros, garantindo confiabilidade para colocar o DAF Electric VDL e-Power como opção de compra do transportador, além de contribuir com melhorias no produto, em especial relacionadas a software e a um novo painel.

 

Passo a passo

 

“Chegamos ao ponto no qual podemos começar a vender o CF Electric em número limitado”, pondera em nota Richard Zink, membro do Conselho de Administração e responsável por marketing e vendas da fabricante do Grupo Paccar. “Em torno de algumas dezenas de unidades anualmente para garantir uma excelente qualidade. Por isso, iniciamos a produção de maneira controlada.”

 

O executivo adianta que em ritmo moderado de produção poderá, ao mesmo tempo, levar adiante o desenvolvimento de rede de serviços.

 

Segundo a empresa, o CF elétrico já está disponível para clientes na Holanda, Bélgica e na região da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. A depender da infraestrutura de carregamento local e pós-venda, no entanto, a oferta para outros mercados será considerada pela montadora.

 

Recarga rápida

 

De acordo com as empresas, o DAF CF Electric entrega alcance de até 300 quilômetros por dia e, com o equipamento correto, pode ser totalmente recarregado em apenas meia hora, “o que significa quilômetros adicionais disponíveis rapidamente, caso necessário”, resume Zink.

 

Além das empresas de transporte parceiras nos testes com o CF Electric, como Jumbo, Simon Loos, Tinie Manders Transport e Rhenus Group, mais recentemente a DAF e a VDL anunciaram que mais quatro caminhões elétricos entrarão em operação para coleta de resíduos. (AutoIndústria)