JAC lança cinco carros elétricos. O mais barato tem 68 cv, não passa de 112 KM/H e custa quase um Corolla híbrido

Auto Esporte 

 

Quase dez anos depois de chegar ao Brasil, a chinesa JAC anuncia cinco novos veículos elétricos: uma picape, dois SUVs, um compacto e um caminhão.

 

Por R$ 119.990, o iEV20 é o elétrico mais barato do Brasil. Pode-se dizer que o compacto é a versão eletrificada do extinto J2. Mas vale ficar de olho nos números – não são nada animadores, ainda mais para um elétrico: o hatch tem um motor que gera até 68 cv e 21,9 kgfm, ligado a baterias de 41 Kwh.

 

O 0 a 100 km/h do iEV20 é feito em longos 16 segundos e o carro não ultrapassa 112 km/h.

 

Quer um ponto positivo? O hatch promete rodar até 400 km sem recarga no modo eco. O concorrente do Renault Zoe começará a ser entregue em janeiro de 2020.

 

O iEV 40 é um mini-SUV, um JAC T40 eletrificado, e é considerado o carro chefe dos elétricos da marca. O modelo tem potência de 115 cv e 27,6 kgfm, isso equivale a um motor 2.0 turbo a gasolina, segundo a montadora.

 

O SUV compacto, promete 350 km de autonomia no modo eco. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em 9,8 segundos e a velocidade máxima é de 140 km/h. O iEV40 já está a venda e custa R$ 153.900.

 

“A JAC vai revolucionar o conceito de carros elétricos no Brasil. Disso eu tenho certeza. Seremos líderes de venda no segmento. Temos pronta entrega, tanto de carro, quanto de peças no mercado de reposição, por isso daremos conta; coisa que outras marcas não têm”, afirma Sergio Habib, presidente do grupo SHC.

 

Os iEV 20 e 40 poderão ser recarregados de duas formas: por um carregador portátil, que leva 14 horas para completar 100% da carga, isso se a bateria estiver em 20%. Este carregador será vendido como pacote opcional por R$ 3.900.

 

A segunda opção é com o uso do Wallbox, que promoverá a recarga de 80% em menos de 4 horas, porém a bateria precisa estar no mínimo com 15% de carga. O preço? R$ 8.500.

 

Já a variante do T60, o SUV iEV 60 ainda não teve suas informações mecânicas reveladas, mas o esperado é que venha com 380 km de autonomia e preço perto dos R$ 200 mil.

 

O início das entregas está marcado para julho de 2020.

 

E, por último, uma picape apelidada de iEV 330p. O visual não foi revelado ainda, mas a aparência não será a mesma da das fotos, que remete ao design da Ford Ranger. Segundo a chinesa, serão 320 km autonomia no modo normal e 400 km no modo eco.

 

A aceleração de 0 a 80 km/h fica em 12,6 segundos e a velocidade máxima não chega aos 100 km/h e estaciona nos 97 km/h. O comercial iniciará as vendas em abril de 2020 por R$ 229.000.

 

O primeiro caminhão elétrico do Brasil, o iEV 1200, oferecerá 200 km de autonomia e tem chegada prevista para novembro deste ano. O preço? R$ 259 mil.

 

A primeira loja de elétricos da JAC ficará na Avenida Europa, 555, em São Paulo, a inauguração será nesta semana.

 

Vale lembrar que o Grupo SHC, que representa a fabricante JAC Motors no Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial em novembro do ano passado. O grupo, que pertence ao empresário Sérgio Habib, estava com dívidas acumuladas de R$ 517 milhões. (Auto Esporte/André Schaun e Emily Nery)