Doria diz que Toyota revelará novo investimento dia 19

AutoIndústria

 

Antes de embarcar para o Japão no domingo, 15, o governador de São Paulo, João Doria, revelou que estará em Nogaya na próxima quinta-feira, 19, quando visitará a Toyota para participar do anúncio de novo investimento da montadora em uma das suas fábricas paulistas.

 

Além de comentar sobre a missão ao Japão em coletiva realizada na sexta-feira, 13, João Doria publicou no mesmo dia um vídeo no Instagram revelando aporte da Toyota em um novo produto, “com o comprometimento de novos empregos em uma de suas unidades aqui no estado de São Paulo”.

 

A expectativa é de que o novo carro a ser produzido por aqui seja um SUV compacto, o primeiro do segmento com fabricação local, que chegaria ao mercado no início de 2021. Provavelmente seria fabricado em Sorocaba, onde a empresa produz os seus modelos de entrada no País, o hatch Etios e o sedã Yaris.

 

O governador não revelou maiores detalhes sobre o anúncio, assim como a Toyota ainda não confirmou novos investimentos no Estado. No dia 21 de agosto, a secretária de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, comentou na abertura do 27º Simea sobre visitas do governador à Alemanha e ao Japão, ocasião em que seriam anunciados investimentos por parte de montadoras lá instaladas.

 

Durante o lançamento do Corolla no início do mês, o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang, admitiu que “a categoria de SUV é sem dúvida muito importante e estamos sempre avaliando ações nessa área”. Mas nada adiantou sobre produção local, lembrando apenas que a empresa está importado o RAV4 híbrido.

 

Atualmente em 6° lugar no ranking nacional de marcas, com 140,4 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a agosto e 8,2% de participação, segundo números da Fenabrave, a Toyota tem quatro unidades em São Paulo: Indaiatuba, onde produz o Corolla, Sorocaba (Etios e Yaris), Porto Feliz (motores) e São Bernardo do Campo, que sedia a sua administração no País.

 

Na coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 13, João Doria falou sobre a agenda da visita de quatro dias ao Japão, que visa atrair novos investimentos de empresas daquele país aqui no Estado. De 17 a 20 de setembro, o governador participa de atividades em Tóquio e Nagoya.

 

“É uma missão específica de atração de novos investimentos e geração de empregos. O principal encontro será com a Toyota, que tem duas fábricas no Estado, no qual vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, disse Doria na ocasião.

 

Um dos integrantes da comitiva que visita o Japão, o presidente da InvestSP, Wilson Mello, diz haver muito interesse dos investidores, dos bancos e dos empresários japoneses de conhecer melhor o programa de desestatização do governo do Estado de São Paulo. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)