“Quem” é a Changan

Jornal do Carro

 

A Caoa vai montar carros da chinesa Changan na antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP). De acordo com informações obtidas pelo Jornal do Carro, a Changan deverá lançar

 

SUVs mais baratos que os da Chery – cujos modelos também são montados pelo grupo brasileiro no País.

 

Mas “quem” é a Changan? Em mandarim, Chang significa duradouro, enquanto An quer dizer segurança. A produção de automóveis de passeio começou há 35 anos, o que faz da marca uma das mais antigas no ramo na China.

 

Antes disso, em 1959 a Changan produziu jipes Type 46 (idênticos ao Jeep-Willys) sob licença para o governo chinês.

 

Além de fabricar seus próprios automóveis, a Changan tem parceria com a norte-americana Ford e com a japonesa Mazda. Para isso, foram criadas as joint ventures Changan Mazda e Changan Ford.

 

Montadora estatal, a Changan é uma das cinco maiores da China. Nos mercados externos, atua em países como Rússia e Paquistão. Além disso, tem centros de desenvolvimento nos EUA e Japão.

 

A Changan esteve no Brasil de 2006 a 2016 vendendo modelos comerciais. Inicialmente, usou o nome de sua divisão Chana – que foi substituído por Changan em 2011.

 

Desta vez, há diversas possibilidades, pois a gama da Changan na China tem dez SUVs. Ela começa com CS15, 7 cm menor que o Caoa Chery Tiggo 2, passa pelo CS35 e tem como topo de linha ao CX70T, com 4,7 metros e sete lugares. (Jornal do Carro)