Mercado de importados apura alta de 2,7% em agosto

AutoIndústria

 

Balanço do desempenho de vendas de importados divulgado na terça-feira, 3, pela Abeifa, aponta crescimento de 2,7% nos licenciamentos de veículos das 15 marcas associadas em agosto, com pouco mais de 3 mil unidades contra 2,9 mil registradas em julho.

 

“De alguma forma, o setor de importados obteve melhor desempenho em relação ao mercado interno total de veículos automotores em agosto”, avalia em nota José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, em referência à queda de 0,67% nos licenciamentos do mês passado apurados pela Fenabrave. “Além de algumas associadas terem recuperado vendas mensais, em agosto tivemos um dia útil a menos que no mês de julho.”

 

O resultado positivo, no entanto, não trouxe alívio para as perdas com as quais o segmento convive. Na comparação com agosto do ano passado, quando as entregas somaram 3,8 mil veículos, a queda foi de 20,2%.

 

Já no acumulado dos oito primeiros meses, os 22,2 mil importados licenciados representaram um recuo de 10,7% em relação às vendas de um ano atrás, de 24,8 mil unidades.

 

Segundo a Abeifa, embora as vendas no mês passado tenham apresentado tendência de alta a quatro meses do fim do ano, dificilmente o segmento alcançará a estimativa de entregar 40 mil unidades em 2019.

 

Entretanto, há outra realidade nos resultados das associadas da Abeifa. As marcas com operações produtivas no País – BMW, Land Rover, Caoa Chery e Suzuki – preservam desempenho positivo. Em agosto, as vendas de veículo de produção nacional foram de 2,7 mil unidades, alta de 16,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

No acumulado, os emplacamentos somaram 19,9 mil unidades, expressiva alta de 39,4% sobre o volume de um ano atrás, de 14,3 mil unidades. (AutoIndústria)