Carros elétricos vão transformar o mercado de trabalho no Brasil e no mundo

Agora Vale

 

A fabricação de carros elétricos deve gerar cerca de 100 mil novos postos de trabalho até 2030 somente nos Estados Unidos. A estimativa é de um estudo do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Michigan Mobility Institute.

 

De acordo com o estudo, do total de vagas, 45 mil devem estar ligadas à engenharia de mobilidade e à computação, enquanto outras 70 mil serão para profissionais encarregados em testar e fazer a manutenção. A pesquisa também prevê que encontrar esse tipo de profissional não será uma missão simples.

 

Segundo o relatório, a demanda por engenheiros de mobilidade será seis vezes maior que o número de profissionais habilitados para ingressar na indústria nos próximos anos. Hoje, menos de 1% dos recém-formados em engenharia ou ciência da computação envereda na indústria automotiva.

 

Outro dado apontado pela pesquisa é que os carros elétricos vão representar a metade de toda a venda de veículos novos até 2030. Já táxis autônomos e outros serviços de mobilidade devem representar 10% dos novos veículos em circulação durante o período.

 

No Brasil, a tendência é de crescimento na venda e produção de veículos elétricos. No último mês de julho, a General Motors anunciou que vai colocar à venda o Bolt EV, carro que, segundo a montadora, roda mais de 380 km com uma carga de bateria.

 

De acordo com a Associação brasileira do Veículo Elétrico, há em circulação no país mais de 11 mil veículos elétricos e híbridos. Outra inovação no mercado de automóveis no Brasil e no mundo é o cartão vale combustível, que pode ser usado tanto para veículos convencionais quanto para modelos híbridos.

 

O crescimento do mercado nacional de tecnologia e mobilidade é acompanhado por lançamentos de produtos e serviços de várias montadoras. A BMW informou que vai instalar 40 novos pontos de recarga no Brasil, totalizando 150 da montadora. Em abril a marca iniciou a venda de três modelos do I3, no Brasil, todos elétricos. Recentemente a Audi começou a testar o SUV e-tron, 100% elétrico; em julho a Nissan começou a entregar o Leaf e no mesmo período a Renault já lançou e vende o Zoe. (Agora Vale)